Prefeitura de Nilópolis dá abertura à campanha do Outubro Rosa

O primeiro evento ocorreu no Posto Central

‘Vida, força e superação’, ‘Quem ama preserva’, ‘Preservar a saúde’, ‘Outubro rosa: vida plena é o seu direito’… Essas foram as frases coladas no cartaz que compôs o ambiente que deu abertura ao mês do incentivo a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa.

A abertura da campanha no município contou com palestras sobre o câncer de mama, fatores de risco, o autoexame de mama e tratamentos. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados.

“O câncer é prevalente na nossa população. A cura vem através da mamografia anual. Quanto menor você encontrar o câncer, a chance de cura ultrapassa 95%. A cura é tratar a doença”, esclareceu o Dr. Domingos Garcia, diretor de Mastologia do Posto Central.

A moradora de Nilópolis, Euridice Faustino (57), foi atendida pelo Dr. Domingos e aproveitou para assistir a palestra. “Eu sou paciente do doutor e todo ano eu estou fazendo os exames para me cuidar. Eu tive duas tias com essa doença, graças a Deus superaram, mas são processos dolorosos, não só para quem vive, mas para família também. Por isso é muito importante esse tipo de palestra pra gente ter conhecimento sobre e ajudar a passar para outras pessoas.”

“Quando a gente consegue um diagnóstico precoce nesse tipo de doença, a chance de cura aumenta muito. Então, um simples exame durante o banho, que depende só de você, pode detectar o problema e dali começar o tratamento precoce, e vai significar a cura. A importância desse momento é que essa mensagem não fique só aqui, que vocês possam levar essa mensagem para outras pessoas, tenho certeza que pode significar muitas vidas sendo salvas”, discursou o prefeito Abraãozinho.

Também estiveram presentes a vice-prefeita Flávia Duarte, a subsecretária Roberta Pinto, os representantes da Casa da Mulher Nilopolitana, Nilcea Cardoso e Rafael Abreu, os vereadores Rafael Nobre, Alvinho e Jorge Scalise, e o Dr. Getúlio Sessim.

A campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama é chamada de Outubro Rosa e foi criada nos anos 1990 pela Fundação Susan Komen for the Cure. O objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.