Prefeitura de Nilópolis acolhe pessoas em situação de rua nesta semana de frio

A ação é a primeira do ano e irá até o próximo domingo

A última quarta-feira (18/5) teve uma das noites mais frias do ano, marcava no termômetro 11,5 graus na Região Metropolitana. Por isso, foram acolhidas voluntariamente 20 pessoas em situação de rua no abrigo temporário na Casa da Terceira Idade do Cabral, em Nilópolis. A ação contou com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Social, Segurança, Saúde e Cidadania e da Paróquia da Nossa Senhora da Aparecida e irá até o próximo domingo (22/5).

A abordagem aconteceu no início da noite. Os acolhidos foram recebidos com colchonete, manta, cobertor e kit higiene. Durante a noite jantaram e, pela manhã, receberam café da manhã. Foi disponibilizado enfermeira, assistente social e guarda municipal para passar a noite no local.

O prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte acompanharam de perto a chegada dos abrigados. “A ideia aqui hoje foi de mais uma vez, nessa época de frio, de acolhermos aqueles que estão em situação de rua, que quiseram voluntariamente vir para cá. Quero agradecer a Paróquia da Nossa Senhora da Aparecida, que através do projeto Gota, deu muita ajuda para que pudesse estar realizando isso aqui hoje. Serviu a alimentação deles hoje”, salientou Abraãozinho.

A Secretaria de Desenvolvimento Social promove esse tipo de ação algumas vezes durante o ano. Além disso, outras ações são promovidas para ajudar a pessoa em situação de rua. “É importante dar dignidade a vida dessas pessoas e alcançarmos a confiança neles. A nossa secretaria cuida da documentação, além da busca ativa das famílias para entender o porquê eles estão na rua, fazendo a inserção deles na família e no mercado de trabalho, em parceria com a Secretaria de Emprego e Renda”, disse Everline Lima, secretária da pasta.

Estiveram presentes também o secretário de Segurança, Esmar França, o secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Renato da Van e o vereador Alvinho.