Prefeito Farid Abrão acompanha as obras de construção da Praça da Juventude e outras melhorias no Parque do Gericinó

O Prefeito Farid Abrão, acompanhado do chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, do vereador Abraão David Neto e dos secretários de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro; de Serviços Públicos, Dean Senra; de Habitação, Diogo Menezes e de Defesa Civil, Sinézio Perez Gonzales, além do coordenador de Integração Governamental, Pedro Henrique Tavares, realizaram nesta sexta-feira (26), uma visita técnica ao Parque Municipal Natural do Gericinó, onde acompanharam o início das obras de construção da Praça da Juventude e outras melhorias.

A visita começou pelas novas instalações da sede da Secretaria de Meio Ambiente. Prevista para ser inaugurada nos próximos dias, o novo espaço conta com dois pavimentos e para se tornar economicamente viável, foi construída em contêineres. “O objetivo de construir a nova sede é oferecer mais conforto aos servidores e também para otimizar o atendimento aos munícipes através de uma estrutura compatível com as demandas diárias”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro.

Escola Ambiental

Logo em frente, a comitiva visitou as obras de implantação da Escola de Educação Ambiental, também prevista para ser inaugurada nos próximos dias, tem como objetivo oferecer atividades permanentes sobre meio ambiente, visando a construção de uma cultura de sustentabilidade entre jovens e crianças, alunos das escolas públicas e particulares. Para o chefe de gabinete, Rodrigo Duarte, a novidade vai ampliar o número de visitas de escolas ao local. “Queremos mostrar aos jovens e crianças, alunos das escolas, a importância da biodiversidade que temos no Gericinó, para que todas possam crescer com isso no coração”, afirmou.

Flávio Vergueiro aproveitou para apresentar outras melhorias que já estão sendo implantadas no parque, como os novos banheiros para os usuários e a construção de uma área radical, dedicada aos praticantes do Mountain Bike:

– “Assumi a secretaria há pouco mais de seis meses e o prefeito Farid Abrão me pediu pra que cuidássemos do parque com todo o carinho possível e é isso que estamos fazendo. Revitalizamos a entrada do parque, o estacionamento, fazendo o reflorestamento da área, criando uma nova área de piquenique, o “Parcão”, um espaço de lazer dedicado ao passeio com cães, sem contar com outros projetos como a sinalização específica para os ciclistas que já podem ser vistas em todo o Gericinó. Acredito que hoje o parque consegue atender toda a população nilopolitana como ela merece, e isso só está acontecendo graças a equipe de trabalho da Secretaria de Meio Ambiente, os voluntários, os empresários parceiros e a própria população que está entendendo o trabalho realizado e nos apoia”, disse o secretário.

O prefeito Farid Abrão se mostrou surpreso com a quantidade e com a qualidade das obras apresentadas, destacando ainda a grande mudança que vem acontecendo no Gericinó:

– “Assim que assumi, fiz questão de visitar o Gericinó e naquele momento o que tínhamos era uma área abandonada e hoje o que temos é algo totalmente diferente. Infelizmente, não pudemos fazer antes por conta da ausência de recursos financeiros, mas não medimos esforços para que o Parque do Gericinó seja cada vez mais pertencente ao povo de Nilópolis. O secretário Flávio está de parabéns pelas ações que vêm acontecendo. As obras estão com uma qualidade excelente e tenho certeza que os usuários vão ficar satisfeitos”, disse o prefeito.

Obras retomadas

O encerramento da visita se deu na área onde foram retomadas as obras de construção da Praça da Juventude. Situada próximo à entrada do estacionamento do Parque do Gericinó, o local prevê a implantação de uma quadra poliesportiva coberta, vestiários, centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros. Vale ressaltar que as obras estavam paradas desde a gestão anterior.

A Praça da Juventude é um projeto do Ministério do Esporte destinado às comunidades com acesso reduzido a espaços públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas, diversificadas em uma área de vivência para todos os moradores da comunidade.

“Apesar da escassez de recursos financeiros, temos conseguido retomar as obras paralisadas. A Praça da Juventude será um dos principais espaços de convivência da cidade, onde as famílias nilopolitanas poderão se reunir para a prática saudável de atividades esportivas e culturais. Estou muito feliz em poder retomar as obras e finalizar este belíssimo projeto. Esporte é vida, fundamental na formação de nossos jovens”, disse o prefeito Farid Abrão.

O Parque Municipal Natural do Gericinó fica na Rua Antônio João Mendonça, s/n, bairro Manoel Reis. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, todos os dias. O estacionamento fica na Rua Alberto Teixeira da Cunha.