Prefeito Abraãozinho acompanha visita de agentes que combatem a dengue

Cerca de 150 servidores estiveram em casas no bairro de Nova Cidade

O prefeito Abraãozinho esteve na Praça do DPO, em Nova Cidade, na manhã de terça-feira (20/2). Ele foi conferir o trabalho que está sendo realizado pelos 150 agentes de controle de endemias lotados no Centro de Controle de Vetores da cidade: desde sábado eles têm uma programação que inclui a passagem por sete bairros do município acompanhados de dois carros fumacês, carro de som alertando a população sobre a doença, distribuição de folhetos, cartazes e, principalmente, visita às residências.

O ponto de encontro desse exército que integra a linha de frente do combate ao mosquito Aedes aegypti no município foi a Praça José Bonifácio, conhecida como Praça do DPO. Além do material de trabalho e do pó que colocavam nas cisternas, ralos e pratinhos de plantas, eles também mostravam em maquetes como é o desenvolvimento do mosquito desde a larva, passando pela pupa até chegar ao mosquito. Quem quisesse também poderia observar as fases do inseto em um microscópio.

“Convoco toda a população para que faça a sua parte, busque focos de dengue e acabe com eles. Peço também que deixem os agentes de controle de vetores entrarem em seu quintal, eles estão com camiseta e crachá para identificá-los. Os servidores estão também distribuindo folhetos e cartazes. Quero agradecer a todos da equipe do Centro de Controle de Vetores”, afirmou Abraãozinho.

O coordenador do Centro de Controle de Vetores, Nilson Aguiar e o gerente Luís Pereira acompanharam toda a atividade. A dona de casa Adriana dos Santos, de 50 anos, mora desde que nasceu na Rua Marechal Deodoro, 217. O terreno onde sua casa foi construída tem mais duas residências.

“Eu ajudo o trabalho deles na medida em que meus vasos de plantas estão sem pratinhos. Tenho que regar com mais frequência, mas isso não é problema. O importante é evitar a dengue”, declarou Adriana, que receberá a visita dos agentes novamente no mês de março.

A agenda da equipe e do carro fumacê nos bairros será de terça a quinta-feira, sempre a partir das 8h. Segue a programação:

21/2 – Frigorífico
22/2- Novo Horizonte
27/2 – Cabral
28/2- Nossa Senhora de Fátima
29/2- Centro

Sintomas da dengue

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

O painel de monitoramento de arboviroses ( doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos) do Ministério da Saúde informou na segunda-feira (19/2) que os casos de dengue no país já chegam a 653.656. São 321,9 casos por grupo de 100 mil habitantes.

Segundo essa fonte, foram 113 mortes em decorrência da doença e 438 óbitos estão em investigação.

As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%), enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos.