Pais e alunos da Rede Municipal festejam retorno das aulas em Nilópolis

Nilópolis é o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a retornar às aulas após meses de isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus. As aulas da Rede Municipal de Ensino voltaram na última segunda-feira, 22 de fevereiro. Para os alunos, o retorno criou grandes expectativas.

Nesta primeira fase, somente as turmas do 2º, 5º e 9º anos voltaram às aulas. Os responsáveis podem optar por aulas remotas ou híbridas. Na escola municipal Jorge Mkhail Jarjous, 40% dos alunos matriculados optaram pela forma híbrida.

“O retorno da aula foi tranquilo. As crianças estão muito felizes por voltarem. Os pais estão solícitos a todas as normas da escola. Os pais que não quiserem trazer seus filhos neste momento, podem escolher o ensino de forma remota”, esclareceu Georgia Leão, diretora da E.M. Jorge Mkhail Jarjous.

Os responsáveis que optaram pela forma híbrida de ensino elogiaram a organização das escolas municipais, que seguiram os protocolos de segurança sanitária e estão preparadas para acolher os estudantes e professores.

Marcele dos Santos, moradora de Nilópolis e mãe da aluna Sophia Vitória dos Santos, de 7 anos, optou pela volta da filha. “Eu me sinto segura em mandar minha filha para a escola. Acho que a gente tem que se adaptar ao nosso novo normal. Acredito que prender em casa não vai resolver. Existe todo um proceder, as cadeirinhas estão com distanciamento, tudo correto como manda o protocolo da secretaria de Saúde. Minha filha voltou para a casa radiante por ter visto os amigos e a tia”, disse Marcele.

Segundo Marcele dos Santos, Sophia Vitória levantou da cama com maior disposição para ir para a escola. A criança de 7 anos festeja o retorno das aulas. “Foi muito divertido rever meus amigos da escola, também aprendemos algumas coisas. A tia falou para cada um trazer suas coisas. Eu não aguentava mais ficar em casa e estou muito ansiosa para voltar amanhã”.