No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, Nilópolis tem ação de teste e prevenção da doença

Foi realizada nesta sexta-feira (28), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, uma grande ação de testagem rápida para detecção de Hepatites B e C, na Praça Ver. Orlando Hungria (Praça dos Estudantes), em Nilópolis. O evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

A ação foi aberta pelo prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior e pela Coordenadora Estadual de Hepatites Virais, Dra. Clarice Gdalevici.

Testagem rápida

Em consultórios montados em dois caminhões estacionados na Avenida Mirandela, na conhecida Praça dos Estudantes, foi possível ao nilopolitano fazer uma testagem rápida para detecção do vírus da Hepatite B e C, com resultado em aproximadamente 30 minutos. Além disso, foi distribuído farto material informativo, principalmente sobre os sintomas e prevenção da doença.

Vacinação

A secretaria municipal de Saúde de Nilópolis montou, ainda, duas grandes tendas, onde foram ofertados diversos serviços, tais como vacinação (Febre Amarela, HPV, Meningocócica e Gripe), além de Teste de Glicemia e Aferição de Pressão Arterial.

Prefeito agradece a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde

Em sua fala, o prefeito de Nilópolis, Farid Abrão, fez questão de ressaltar a importância da parceria que vem sendo feita com a Secretaria Estadual de Saúde, e agradeceu pessoalmente ao secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antonio Júnior, pelo carinho que ele tem dedicado ao município de Nilópolis. Lembrou a recente inauguração do Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia (HTO), localizado no bairro do Cabuís, e que desde sua abertura já realizou dezenas de cirurgias. Por fim, o prefeito ressaltou os esforços que ele tem feito para o término das obras do Hospital Municipal Juscelino Kubitscheck, e agradeceu o apoio que tem recebido do secretário estadual de Saúde.

Secretário municipal de Saúde fala da importância desta data

Ao lado do prefeito Farid Abrão, o secretário municipal de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, lembrou a importância do dia de hoje para o município de Nilópolis, ressaltando que no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, uma doença silenciosa, é dado ao nilopolitano a oportunidade de fazer testes rápidos e com resultados na hora, somente possível com a excelente parceria que vem sendo feita entre as Secretarias de Saúde de Nilópolis e do Estado do RJ.

Secretário estadual de Saúde ressalta a importância da prevenção

O secretário estadual de Saúde, Dr. Luiz Antonio Júnior, ressaltou a importância da prevenção da transmissão destas doenças e a necessidade do diagnóstico precoce, oportunizado na ação de hoje em Nilópolis. Parabenizou o prefeito Farid Abrão e o secretário de Saúde, Dr. Kiraz Karraz, pelo empenho com que têm trabalhado para retomar as obras do Hospital JK e na busca de melhorias para a saúde nilopolitana.