No dia do Consumidor, Procon divulga ranking de reclamações das empresas em Nilópolis

A CEDAE passou a liderar o ranking de reclamações do consumidor nilopolitano, com 31 queixas só em 2019. A Prefeitura de Nilópolis, por meio do Procon Municipal, preparou uma lista com as cinco empresas mais reclamadas no Município. A ação faz parte das comemorações pelo Dia do Consumidor, lembrado na última sexta-feira (15).

A LIGHT que liderou a lista em 2018, se apresentou em segundo lugar com 28 reclamações e foi seguida pela Oi com 23 queixas e a Leader Magazine com 12 reclamações. Em quinto lugar aparecem empatadas várias empresas na maioria bancos e telefonias.

Uma lista negativa, mas, felizmente, o Procon Municipal tem uma taxa de resolutividade superior a 90%, ou seja, o problema existe, só que na grande maioria das vezes ele é resolvido. De acordo com o superintendente do Procon Municipal, Dr. Luis Fabiano, a instalação de canais diretos permitiu agilizar a solução de problemas, mas evitá-los na origem ainda é um sonho, mas não podemos desprezar a importância do diálogo:

“Isso é muito bom por vários motivos, dentre eles: o conforto do Consumidor, a legislação está aí para isso; o segundo é que o acordo permite o equilíbrio mais rápido da situação e indica soluções muito mais simples, efetivas e rápidas; por último evita que questões simples cheguem ao Judiciário. Só em 2018 tivemos 478 reclamações e atingimos o número de 433 problemas sanados, ou seja foram menos 433 ações na Justiça. Tudo isso só está sendo possível graças ao apoio total e irrestrito do nosso prefeito Farid Abrão e do secretário de Cidadania e Direitos Humanos, Álvaro Ramos”, afirma Dr. Luis Fabiano.

Uma nova lista, no entanto, com empresas cujo o compromisso com o consumidor é levado a sério, é o objetivo do Procon Municipal. Só nos primeiros dois meses de 2019, o órgão recebeu 100 reclamações, tendo um índice de quase 50% de soluções, sem levar em consideração que ainda restam respostas de acordo a chegarem, podendo elevar o percentual.

Fiscalização e parcerias

Além de avaliar as empresas através do ranqueamento das reclamações recebidas, a equipe do Procon Municipal vai às ruas para conversar com o consumidor nilopolitano sobre como anda o atendimento nas lojas e empresas do Município, além também de realizar esclarecimento aos empresários como se portar diante das reclamações e o que realmente o consumidor pode exigir com base na legislação.

“É uma iniciativa louvável. Trabalho há mais de 60 anos com comércio e é a primeira vez que vejo o Procon tão atuante. Essa ação de estar presente com os consumidores e com os empresários demonstra um compromisso e respeito”, destacou o comerciante José Queiroz.

O Procon só existe porque as pessoas buscam o apoio para resolver suas demandas. “As fiscalizações continuam usando o consumidor oculto e já realizamos três nesse bimestre, o que garante ao povo segurança, qualidade no atendimento, produtos e serviços adequados. O benefício deve ser dado ao consumidor nilopolitano, a quem essa gestão declara atendimento absoluto a população. Não dá pra mudar o mundo, mas a população de Nilópolis merece”, finaliza Luís Fabiano.

O Procon

O Procon Municipal é órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores. É ele que mantém contato mais direto com os cidadãos e seus pleitos, cumprindo basicamente as funções de acompanhamento e fiscalização das relações de consumo ocorridas entre fornecedores e consumidores.

Junto à comunidade, o PROCON é instituição que goza de alto grau de confiança. Com efeito, serve ele como entreposto estatal à disposição dos consumidores para fazer frente às suas demandas justas perante o fornecedor.

O PROCON Municipal de Nilópolis funciona na Rua Pedro Álvares Cabral, 305/Térreo, Centro, na sede da Prefeitura Municipal. E atende de segunda a sexta, das 9h às 17h. Para dar entrada em uma reclamação, basta comparecer ao atendimento munido de documentação que comprove o dano provocado.

Dia do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor surgiu há 57 anos como forma de promover uma reflexão sobre os direitos do consumidor. Em 1962 desse mesmo dia, o ex-presidente norte-americano, John F. Kennedy foi ao Congresso americano e defendeu os direitos dos consumidores, dentre eles o acesso à informação e a garantia que o cliente deve ser ouvido. Em 1985, a ONU, influenciado pela fala de Kennedy, aprovou diretrizes que ajudaram a construir leis que aprimoraram as relações de consumo ao redor do mundo, como é o caso do Brasil e do Código de Defesa do Consumidor, sancionado em 1990.