Nilopolitanos doam sangue em posto montado na Primeira Igreja do Nazareno

Ação solidária continua nesta terça-feira, no horário das 10h às 15h.

Neste Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, a Prefeitura de Nilópolis, o Hemorio e a Primeira Igreja do Nazareno promoveram uma campanha. O prefeito Abraãozinho, a vice-prefeita, Flávia Duarte, e a subsecretária de Cultura, Raíssa de Oliveira, acompanharam a doação de sangue. O pastor Alessandro Alvarenga abriu as portas da igreja para receber pela terceira vez a ação e comemorou a parceria com a Prefeitura.

De acordo com a médica Márcia Ben Senor, coordenadora da equipe do Hemorio, as 10h, as portas nem haviam sido abertas, e já havia 27 pessoas cadastradas, mas a expectativa era contar com a participação 120 pessoas por dia. A campanha continua nesta terça-feira, 15 de junho, no horário das 10h às 15h.

“É importante que a população de Nilópolis venha doar sangue aqui na Primeira Igreja do Nazareno. É um ato de solidariedade e compaixão”, afirmou Abraãozinho. Por sua vez, Raíssa de Oliveira lembrou que ações desse tipo salvam vidas.

O empresário Wilson McCartney, proprietário da foto de mesmo nome, é membro da igreja e fez questão de participar. “Tenho medo de agulha, mas fiz questão de doar. Eu me senti muito bem. Sou doador e costumo ir à sede do Hemorio, mas faz tempo que não doava. O pastor Alessandro anunciou no culto e eu vim por esta causa nobre”, afirmou.

Jovanna Cristine Cordeiro, de 17 anos, estava com peso abaixo de 50 kg e não pôde doar sangue, ao contrário de sua mãe Renilda Cordeiro, 33 anos. “Fiquei frustrada. Vim com ela para doar também”, lamentou a adolescente.

O casal de namorados Marcela Cardoso e Adriano Pessoa, ainda no clima de romantismo do final de semana, foi junto participar da ação. “Estamos felizes por poder doar. Eu estou doando pela segunda vez, mas o Adriano é a primeira vez. O fato de ser aqui na cidade facilita muito”, salientou Marcela, que é assessora jurídica da Secretaria de Educação.

Requisitos básicos para doar sangue

• Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
  • Estar bem de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.
  • Pesar no mínimo 50 Kg
  • Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
    Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue:
  • Febre – acima de 37°C
  • Gripe ou resfriado
  • Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
  • Amamentação (até 1 ano após o parto)
  • Uso de alguns medicamentos
  • Anemia
  • Cirurgias
  • Extração dentária 7 dias
  • Tatuagem ou piercing: um ano sem doar – Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina