Nilópolis vacina primeiro bebê com comorbidade

Menina de 10 meses tem problemas respiratórios e tomou dose da Pfizer pediátrica

Maria Luíza Costa, de 10 meses, foi a primeira bebê com comorbidades a receber a dose da Pfizer pediátrica contra a Covid-19 na cidade de Nilópolis, no final da manhã desta terça-feira, 22 de novembro. Ela foi vacinada pelo enfermeiro Osias Amorim, no Complexo de Saúde Dr. Jorge David, na Rua Senador Fernando Mendes, 1316, perto do Clube Nilopolitano. Maria Luíza tem problemas respiratórios.


Enquanto a mãe, a funcionária de gráfica Amanda Araújo, segurava a menina na sala de vacinação, o pai, auxiliar de educação Luiz Felipe Costa, aguardava do lado de fora. Amorim estava trabalhando com as técnicas de enfermagem Beatriz Abreu e Suellen de Oliveira. O diretor da unidade de saúde, Andrews de Santana, informou que há 200 doses disponíveis para atender bebês nessa faixa etária. Apenas o Complexo imuniza crianças com essa idade.


“Eu fiquei sabendo da vacinação pelas redes sociais. Fiquei preocupada em trazê-la o mais rápido possível. É importante prevenir. Tenho outro filho, o Miguel, de 10 anos, que já tomou as duas doses. Agora faltam apenas as vacinas da febre amarela e da gripe, para atualizar a caderneta da Maria Luíza. Atrasou porque ela ficou doente”, afirmou Amanda, que pegou o coronavírus em junho deste ano, depois de ter recebido as duas doses. Ela passou a usar máscara e não transmitiu a Covid-19 para os parentes.


Também no Complexo de Saúde continua a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com o imunizante Coronavac. Miguel Nascimento, acompanhado do avô Ronaldo Nascimento – que recebeu as quatro doses -, aguardava para tomar a segunda dose do imunizante. Ao contrário da bebê, ele estava nervoso e a técnica Beatriz Abreu precisou orientar Ronaldo sobre como segurar o menino e evitar que ele se mexesse e se machucasse.


Valente, Maitê Marques, de 4 anos, enfrentou a vacina com tranquilidade segurando sua boneca favorita, e tomou a primeira dose, mas Dafne Silva, 12 anos, por sua vez, escondeu o rosto na blusa da mãe. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da imunização e precisam portar documento de identidade da criança com foto ou CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e o cartão de vacinação.


Andrews de Santana salientou que, por causa do alerta nos veículos de comunicação e mídias sociais quanto ao aumento dos casos de Covid-19, houve uma procura maior por imunização no posto. “Tivemos em novembro, até o dia 21, 152 crianças que tomaram a Pfizer e 126 que receberam a CoronaVac. Antes, houve semana que vacinamos apenas 23 crianças”, comparou o diretor do Complexo de Saúde Dr. Jorge David.


Prossegue a aplicação da quarta dose para as pessoas com 18 anos ou mais, de acordo com seu cartão de vacinação e a quinta dose está disponível para idosos de 80 anos ou mais e pessoas que têm acima de 18 anos e possuem comorbidades. Para a imunização da 5ª dose, o morador já deve ter tomado a quarta dose há 10 meses. Segue a lista com os endereços dos locais para imunização desse público.

Pontos de vacinação


Posto Central
Rua João Pessoa, 1543, Centro, Nilópolis

Posto de Atendimento Médico e Sanitário do Cabral
Rua Roldão Gonçalves, s/n, Cabral

Posto de Saúde Dr. Dorvil Lacerda
Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol

Posto Novo Horizonte
Rua Mário Valadares, s/n, Novo Horizonte

Posto Nova Olinda
Rua Amadeu Lara, s/n, Olinda

Posto Olinda 2
Rua Pedro Roque, 13, Olinda

Você pode gostar...