Nilópolis recebe Projeto de Formação Gratuita de Mediadores de Leitura

O Projeto Trilhas Literárias chega ao município de Nilópolis. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto desenvolvido pelo Instituto Tear, visa formar mediadores e agentes de leitura.

Até o dia 24 de março, os interessados poderão estar se inscrevendo para participar do curso que terá carga horária total de 60 horas, divididas em 8 encontros presenciais, aos sábados, de 9h às 18h. As aulas serão ministradas na nova sede da Secretaria de Cultura, que fica na Rua João Pessoa, 355, no bairro de Olinda.

Com aulas previstas para serem iniciadas no próximo dia 08 de abril, o objetivo do curso é provocar e aprofundar questões referentes às funções e ações de Leitura, Literatura, Sujeito Mediador, Espaço Leitor e Prática Leitora. Para tanto, percorrerá um caminho de reflexão sobre as etapas vividas no cotidiano da mediação. Ao construir estações de experiências e conhecimentos denominadas Identidade, Encontro, Transformação e Rede, a formação irá problematizar e apontar encaminhamentos para vivenciar cada uma das estações por meio de práticas de leitura.

Podem participar aqueles que já atuam ou que desejam atuar no campo do livro e da mediação de leitura, tais como estudantes de ensino médio e universitário, educadores, professores de sala de leitura, contadores de histórias, bibliotecários e agentes do processo de formação e incentivo à leitura.

Para se inscrever basta acessar o site https://goo.gl/forms/udscsWvTUuQzVY0R2 ou comparecer na sede da Secretaria Municipal de Cultura, que fica na Rua João Pessoa, 355, Olinda, de segunda à sexta, das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas e só estarão abertas até o dia 24 de março. Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (21) 3761-3658/98122-5488 ou através do e-mail: contato@institutotear.org.br.

A organização informa que o preenchimento da ficha de inscrição não garante a participação na formação. Os inscritos serão avisados por e-mail acerca da validação ou não da inscrição. Aqueles que concluirem o curso, receberão um certificado emitido pelo Instituto Tear.