Nilópolis recebe prêmio do ICMS Ecológico

Objetivo é a preservação do Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão

Pela primeira vez na história de Nilópolis, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conquistou prêmio na categoria Gestão de Unidade e Conservação, pelas atividades realizadas no Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão durante o ano de 2021, que garantiram o repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico no valor de 1 milhão e 74 reais. A cidade se classificou em sexto lugar.

Para receber a transferência, o poder executivo aguarda que a câmara de vereadores aprove a lei que oficializa o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). O Fundo então receberá esses valores do ICMS Ecológico e a Secretaria de Meio Ambiente poderá utilizá-lo em ações que irão beneficiar ainda mais o parque.

“Estou muito feliz por termos sido premiados por nossas ações dentro do Gericinó. Com essa verba, teremos condições de realizar muito mais no pulmão da cidade, preservando cada vez mais o parque e oferecendo mais lazer junto à natureza aos nilopolitanos”, comemorou o secretário de Meio Ambiente, Dean Senra.

O Parque Natural do Gericinó chamou a atenção pelos projetos e ações de conservação, preservação e fiscalização, sendo reconhecido pelo Estado como um dos municípios que executam as melhores prática de gestão do meio ambiente.

O ICMS Ecológico é destinado aos municípios que mais investem no meio ambiente. Para requerer o ICMS Ecológico é preciso ter no território uma unidade de conservação, devidamente registrada no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação.