Nilópolis recebe homenagem por agilizar abertura de micro e pequenas empresas

Nesta terça-feira (06), o município de Nilópolis, representado pela secretária de Fazenda, Sueli Barquette Abrahão, foi homenageado pelo Sebrae e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro pela implantação do Sistema de Registro Integrado (Regin) e do Alvará Digital (online), serviços que desburocratiza e agiliza a vida dos empresários nilopolitanos.

A cerimônia, realizada no Palácio Guanabara, foi em comemoração aos 10 anos da Rede Simples e dos avanços do programa estadual “Descomplique RJ” na melhoria do ambiente de negócios no Estado do Rio de Janeiro. Além de Sueli, também participaram o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo do Carmo Amorim; o governador Luiz Fernando Pezão, o vice Francisco Dornelles, o presidente da Junta Comercial do Rio, Luiz Paranhos Velloso, e o presidente nacional do Sebrae, Guilherme Afif Domingues.

Ao chegar ao município, Sueli Barquette, fez questão de entregar, pessoalmente, o certificado recebido na solenidade ao prefeito Farid Abrão. Em seu gabinete, ao lado do secretário de Governo, Dean Carlo Senra; do Chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, e do secretário de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, o prefeito agradeceu e parabenizou a secretária pela conquista.”Esta homenagem é o sinal que estamos no caminho certo, mostrando ao empresário que somos um município confiável, aberto ao investimento e ao desenvolvimento. Parabenizo a Sueli e a todos os envolvidos, além de registrar o meu agradecimento à Junta Comercial, ao
Sebrae e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro”, disse.

Vale lembrar que a emissão do alvará online é fruto de um trabalho feito pelo Sebrae/RJ, em 2017, que consiste na prestação de consultorias e assessorias junto às Prefeituras Municipais para parametrização do Sistema Regin, com o objetivo de viabilizar a utilização da ferramenta digital, ao mesmo tempo em que agiliza o processo de abertura e baixa de empresas, criando um ambiente favorável ao Empreendedorismo.

O que é a Redesimples

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesimples) é um sistema informatizado que integra todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura e legalização de empresas.

O Sistema integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. A implantação do Regin nas prefeituras permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas de maneira simples e em tempo muito menor que o habitual, ou seja, nos municípios onde há a emissão de alvará online pelo Regin, uma empresa de baixo impacto pode ser aberta em até 72 horas.