“Cantina da Leitura” é implantada na Secretaria de Cultura de Nilópolis

Um dos pilares da Secretaria Municipal de Cultura é fomentar as relações interpessoais entre seus alunos e o público que frequenta os espaços institucionais que a pertencem.

A forma mais prática de viabilizar essas relações e formar vínculos é investindo em “espaços de convivência”. Lugares onde as pessoas possam se sentar, conversar, sentirem-se aconchegadas e relaxadas. Pensando justamente em oferecer esse diferencial, foi criado na nova sede da secretaria, no bairro de Olinda, a “Cantina da Leitura”. Segundo o subsecretário de Cultura, Manoel Félix, a ideia surgiu após observarem um espaço ocioso no local. “Eu, o Diretor Guarnier e o Pedagogo Fabrício Esteves, ambos da Escola Municipal de Teatro e a Dona Lourdes, que cuida da limpeza, resolvemos usar um espaço que, estruturalmente, seria uma cantina escolar e o transformamos numa biblioteca cujos livros são oriundos de doações – muitos ainda não catalogados -, com pinturas e esculturas que fazem parte do acervo da Escola Municipal de Artes Plásticas Fayga Ostrower”, disse o subsecretário.

Além de servir como espaço de convivência para alunos, pais e funcionários, a “Cantina da Leitura” também será utilizada para aulas da Oficina de Escrita Criativa, Sarau e, futuramente, Cineclube.