Nilópolis reativa o Projeto Adote Uma Árvore

O Projeto Adote Uma Árvore que incentiva moradores a plantarem mudas ou adotarem jardins nos espaços públicos, está de volta e já tem mudado a cara de algumas ruas.

Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto também é parte integrante do Mutirão Rua Nova, onde áreas que antes abrigavam depósitos irregulares de lixo e entulhos, viram jardins. E a população tem contribuído com a iniciativa. “Onde há urbanização não tem espaço para degradação. Onde fizemos os jardins, os moradores se sensibilizaram e não colocaram mais lixo e entulho nestes pontos”, diz o secretário de Meio Ambiente, Renato Rabello.

No bairro Nova Cidade, o comerciante Vitor é um dos que abraçaram a causa e cuida, diariamente, de um jardim construído na esquina entre as ruas Rui Barbosa e Antônio José Bittencourt. Ele rega as mudas e diz que sente orgulhoso do trabalho feito pela Prefeitura. “Eu apoiei, plantei e adotei este jardim”, diz Vítor, que recebe a ajuda da sua filha Sofía, no cuidado com as plantas.

Além da transformação dos lixões em jardins, o Projeto Adote Uma Árvore também é aberto aos moradores que queiram plantar mudas em calçadas ou terrenos, basta que o interessado entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que funciona no Parque Municipal Natural do Gericinó. Os técnicos farão a avaliação e fornecerão todas as informações necessárias.