Nilópolis promove blitz educativa junto com o Detran RJ

Secretaria de Transporte realizou a ação perto do portal, na divisa da cidade com Mesquita

Como parte da campanha ‘Maio Amarelo’, de prevenção e educação para o tráfego seguro, a Secretaria de Transporte de Nilópolis, em parceria com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), promoveu nesta segunda-feira, 22 de maio, uma ação conjunta de blitz educativa. A atividade foi na Avenida Getúlio de Moura, no portal que faz a divisa da cidade com Mesquita e durou toda a manhã. A mensagem esse ano do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Maio Amarelo é: no trânsito, escolha a vida.

Agentes de trânsito de Nilópolis e integrantes da Coordenadoria do Detran distribuíram cartilhas educativas aos motoristas e motociclistas e convidaram voluntários para usar três modelos de óculos 3D que simulavam embriaguez ao volante, sonolência ou consumo de drogas. Eles percorriam um minicircuito com pequenos cones que substituíam carros e pedestres. A simulação era feita em frente a uma tenda do Detran. Até as 11h, 40 veículos já tinham sido abordados.

“Nosso objetivo é conscientizar o motorista para que ele e todos os passageiros usem cinto de segurança, faça a manutenção do carro, dirija com as duas mãos ao volante e evite falar ao celular. No caso dos motociclistas, também orientamos sobre a importância do uso do capacete e de outros itens de segurança”, afirmou o secretário municipal de transporte, Ricardo Gallego, acrescentando que a atividade envolvia ainda o 20º Batalhão (Mesquita), a concessionária Ecorodovias e o Serviço Social e Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT).

O coordenador de trânsito do Detran RJ, Armando Uema, explicou a importância de promover ações educativas de orientação. “Acreditamos que a educação e o conhecimento vêm antes de qualquer medida punitiva. Sempre é melhor educar do que punir, e o Detran acredita nisso. Estamos trabalhando aqui com essa concepção, e o tema do mês de maio é ‘No trânsito, escolha a vida’”, salientou.

Rogério Paes, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT), disse que a instituição estava presente para ajudar na campanha e também divulgar para a população os cursos que oferece.“ É só entrar no site da instituição e se inscrever”, ressaltou ele, informando ainda que motoristas de ônibus, ambulância e taxistas, por exemplo, são obrigados a fazer treinamentos na entidade que pertence ao sistema S e oferece serviços de saúde, bem-estar e desenvolvimento profissional aos trabalhadores do transporte e seus dependentes.”

Christian Correa, estudante de jornalismo, colocou os óculos 3D que simulam embriaguez. “Não foi fácil, não consegui enxergar nada. Fiquei completamente desnorteado. É difícil passar sem atingir os cones”, afirmou ele, que caminhava entre mini cones e, a cada batida ou derrubada do objeto, a agente do Detran informava que ele tinha atingido um muro, pessoa ou veículo.

Você pode gostar...