Nilópolis promove a 11a Conferência Municipal de Saúde

Conselheiros eleitos vão representar a cidade na Conferência Estadual

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a 11a Conferência Municipal de Saúde nesta quarta-feira, 15 de março, no auditório da II Igreja do Nazareno. Cerca de 100 pessoas debateram o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’ e elegeram conselheiros representantes do município para a Conferência Estadual.

A secretária de Saúde, Lenise Monteiro, o secretário de Cultura, Antonio Carlos, o reverendo da II Igreja, Elio Tomaz e o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Neca, integraram a mesa de abertura do evento. Após, houve palestras da presidente da OAB Nilópolis, Fatima Pfaltzgraff, e da enfermeira Larissa Machay, servidora do município, pós-graduada em Estratégia de Saúde da Família.

“O controle social é exercido nesse momento, com a participação nas conferências municipais, distrital, estaduais e a federal. Estamos discutindo ações e políticas de saúde para integrar o programa do Ministério da Saúde pelos próximos quatro anos”, explicou a secretária Lenise Monteiro.

Os profissionais da rede municipal de saúde e representantes de conselho de movimentos sociais foram divididos em três grupos de trabalho. Eles debateram o Brasil que temos e o Brasil que queremos’; ‘Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia’; e ‘Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas’.

Houve uma parada para o almoço no estacionamento do prédio da igreja e, ao final, usuários do SUS e servidores foram votados como conselheiros na Conferência Estadual de Saúde, que deverá ocorrer entre abril e maio próximos.

São eles os usuários do SUS conselheiros titulares: Gênesis Fernandes e Valter Marques e os suplentes: Ronaldo Costa e Lauraines Moraes. E os profissionais da saúde conselheiros : José Augusto da Silva (titular) e Natália Dias e Adela Inês ( suplentes).