Nilópolis participa do II Fórum Fluminense de Secretários de Trabalho

Integrantes debateram sobre o Sistema Nacional de Emprego

Nesta quinta-feira (15/6) foi realizado o Fórum Fluminense de Secretários de Trabalho (FORTRAB), no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, com a presença do secretário de Trabalho de Nilópolis e presidente do FORTRAB, Dudu Amorim, e dos secretários e representantes de 30 municípios do estado do Rio. Os participantes debateram sobre acesso das cidades aos fundos municipais do trabalho.

As cidades que têm mais de 200 mil habitantes, como Rio, Niterói e outras oito, criam seus próprios conselhos, com a possibilidade de apresentação de projetos financiados pelo Fundo do Amparo ao Trabalhador. Já as pequenas e médias cidades necessitam da intermediação do Governo do Estado, ou da formação de consórcios para chegarem à soma de 200 mil pessoas abrangidas e poderem manter postos do SINE (Sistema Nacional de Emprego) com finalidade de gerir recursos do fundo nacional.

Dudu Amorim salientou a importância da formalização dos conselhos e dos fundos municipais de trabalho. “Hoje um dos nossos focos no fórum foi o passo a passo sobre a criação desses órgãos, que apenas quatro cidades do Estado do Rio de Janeiro possuem. Nosso objetivo aqui é esse, ajudar todos os munícipios.”

O presidente participou do anúncio dos primeiros coordenadores regionais do FORTRAB, eleitos essa semana para as regiões do Médio Paraíba (Julio Barbosa, Pinheiral), Metropolitana 1 (Jamil Malafaia, São João de Meriti), Norte (Elias Rocha, Cardoso Moreira) e Baixada Litorânea (Paula Azem, Saquarema). Em breve, serão anunciados os coordenadores das regiões Metropolitana 2, Centro Sul, Baía da Ilha Grande, Noroeste e Serrana.

O coordenador de Trabalho de Niterói, Brizola Neto, apresentou detalhes sobre a integração dos municípios às diretrizes do SINE, que dá os parâmetros para a formulação de políticas públicas de empregabilidade, com base nos pilares de gestão e manutenção da rede de atendimento do sistema, promoção de qualificação social e profissional para inclusão no mercado de trabalho e o fomento à geração de emprego e renda, incluindo não apenas as vagas formais, mas também o estímulo ao trabalho associativo e ao empreendedorismo.

“A gente precisa identificar quais são os setores econômicos que no dia de hoje puxam o emprego na nossa cidade. E, a partir da análise deles, oferecer cursos de qualificação profissional voltados para esses setores econômicos”, salientou aos gestores presentes.

Everton Gomes, Secretário Municipal de Trabalho e Renda do Rio e idealizador do FORTRAB, defendeu na abertura do encontro a revitalização da plataforma digital do SINE, que se encontra obsoleta. Ele apoiou o papel do Estado como intermediador da empregabilidade, especialmente nas micro e pequenas empresas, e reforçou a necessidade de integração entre os diferentes municípios para a promoção dos empregos verdes, observando as potencialidades do Rio de Janeiro. “Para nós, é importante esse diálogo entre as nossas pastas para aprender com as experiências de sucesso. Estamos aperfeiçoando a nossa metodologia”, observou, prometendo para as próximas edições do fórum uma interação ainda maior entre os municípios.

Entre as autoridades presentes, o subsecretário estadual de Trabalho e Renda, Paulo Teixeira, o superintendente regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Alex Bolsas e os vereadores Jhonatan Anjos (Niterói) e Romário Régis (São Gonçalo). A próxima edição do FORTRAB já tem data e local marcados: será em Itaguaí, no dia 5 de julho.