Escritor se inspira a escrever sua biografia nas aulas do projeto Arte Faz Parte

Ele enfrentou a depressão e o receio por ter pouca instrução formal

Há 15 anos o projeto Viva Bem, promovido no bairro do Cabral, foi o início da mudança na vida do aposentado pernambucano Antônio Justino Dias, 75 anos, que mora há meio século em Nilópolis. Ele, que desejou ser jornalista, retomou o sonho de contar histórias quando a professora de educação física Mari Tânia Bedin, uma gaúcha que também elegeu a cidade para morar, começou a exibir filmes para os alunos.

Era o filme ‘Em busca da felicidade, com Will Smith’, recordou a professora Mari, responsável pelas aulas do Viva Bem, que acontecem na Vila Olímpica e no Cabral, e do Arte Faz Parte, ambos com apoio da Prefeitura Municipal. O longa-metragem conta a história de Chris, que enfrenta sérios problemas financeiros e é abandonado pela esposa com o filho Christopher, de 5 anos, mas não perde a esperança de dias melhores.

“Esse filme mexeu comigo e me fez chorar num momento em que enfrentava a depressão. A grande mensagem era para que a gente não desista de nossos sonhos”, recorda Antônio, autor do livro ‘Reminiscências de um Nordestino’, editado por clubedeautores.com.br, e atualmente à venda em sites de lojas de departamentos. Ele agora prepara o manuscrito ‘A Volta de Jesus’.

“Sou um pintor industrial aposentado. Eu não tinha contato com a literatura, queria ser jornalista e isso despertou um sonho em mim. Eu via o Cid Moreira com aquela voz bonita na televisão e desejava estar lá também. Mas como uma pessoa pobre, não foi possível”, recordou. Até que começou a fazer atividades físicas, primeiro no Cabral, e agora continua a malhar na turma das 18h do projeto Arte Faz Parte, na Escola Municipal Jorge Deocleciano.

“A professora Mari e a psicóloga Jaqueline foram fundamentais nesse processo. Quando disse que queria escrever a minha história desde a infância em Pernambuco até o presente, minha filha mais velha, Patrícia, descobriu o contato de uma editora”, contou Antônio, que estudou até o quinto ano primário e agora se dedica também a soltar sua voz de baixo, um tipo mais grave e raro masculino, no coral da 1ª Igreja Presbiteriana de Nilópolis, onde congrega.

“Histórias de superação, como a de seu Antônio, não são exceção. No caso do Arte Faz Parte, além das aulas também exibimos filmes. A atividade física é fundamental para vencer a depressão ou outros problemas. É maravilhoso quando um aluno consegue ter uma vida mais saudável e vencer suas dificuldades”, afirmou a professora Mari, que ensina ginástica aeróbica e pilates de solo.

Os interessados também podem assistir e se exercitar em casa com as aulas gravadas semanalmente pela professora Mari Tânia Bedin em seu canal na plataforma YouTube. O endereço é Mari Tânia Bedin.

Viva Bem e Arte Faz Parte

A professora Mari dá aulas para cinco turmas em três polos
No polo da Escola Municipal Jorge Deocleciano tem duas turmas do Arte Faz Parte

Segunda e quartas-feiras