Nilópolis entrega 300 cartões recomeçar aos moradores atingidos pelas chuvas
Prefeito Abraãozinho recebeu o governador Cláudio Castro no CIEP Stella Pinheiro
A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), entregou o cartão recomeçar para 300 famílias na manhã desta terça-feira (2/4). A cerimônia, presidida pelo prefeito Abraãozinho, contou com a presença do governador Cláudio Castro e da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes, e foi realizada na quadra do CIEP 136, Professora Stella Pinheiro, no bairro Frigorífico.
A SEMDES organizou a planilha com os nomes, contatos e endereços dos beneficiados em ordem alfabética de A a Z. Eles foram comunicados por telefonemas, mensagens, redes sociais da Prefeitura, da SEMDES e de diretores da secretaria. As famílias moram em bairros nilopolitanos que foram muito atingidos pelas fortes chuvas de janeiro passado. Cada cartão recomeçar tem saldo de R$ 3 mil, que os ganhadores poderão usar para comprar eletrodomésticos e outros produtos.
” A minha palavra é gratidão. Tivemos dias muito difíceis em nossa cidade e toda a nossa equipe estava presente. Não posso deixar de agradecer à Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, equipe de transportes, Serviços Públicos. O governador Cláudio Castro é parceiro de nossa cidade, atende à qualquer momento e coloca equipes à nossa disposição. Com esse cartão, as famílias têm condições de dar o pontapé inicial para sair da situação em que estavam “, afirmou Abraãozinho.
Ele salientou que a cidade não tem condições financeiras de resolver determinados problemas e, nesses momentos, o apoio do governo do estado e do governo federal são fundamentais. ” O que arrecadamos não nos dá condições de realizar muitas obras. A política me deu um amigo que se chama Cláudio Castro. Temos obras na Barragem do Gericinó, na represa do Rio Pavuna. Peço que o governador e a secretária Rosangela Gomes continuem com a gente”, discursou.
O governador disse que estava lisonjeado porque o que era seu desejo estava virando realidade. ” Eu garanti que a Baixada poderia contar com a gente no dia a dia. Nosso compromisso era tratar os prefeitos da região e do interior com o mesmo carinho que o prefeito da capital. Infelizmente tem pessoas que usam programas sociais para se dar bem e, por esse motivo, a gente tem a burocracia que os órgãos de controle nos obrigam a ter”, explicou Castro.
” Eu moro com minha mãe, meus dois filhos Ryan, de 12 anos e Antonella, 1 mês, e dois sobrinhos, de 13 e 4 anos. Perdemos tudo na primeira chuva de janeiro: berço, enxoval de minha filha que ainda não tinha nascido, móveis, eletrodomésticos. A casa, que é emprestada por uma parente, encheu”, contou a dona de casa Luciana Rodrigues, 32 anos, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima.
Já no final da gravidez, a comerciária Bruna Vitorino, 37 anos, está desempregada e esqueceu de tirar cópia do comprovante de residência. Ali mesmo no pátio do Ciep, uma equipe da SEMDES reproduzia os documentos originais e entregava os cartões para os beneficiados. ” Eu moro na Travessa Emancipação, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A rua toda ficou cheia d´água”, relatou Bruna, que filmou tudo e levou até o CRAS para fazer o cadastramento no programa.
Entre as autoridades presentes estavam ainda a vice-prefeita professora Flávia, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Everline Lima, a subsecretária Gisele Armada, o deputado federal Ricardão Abrão, o deputado estadual Rafael Nobre e o vereador Alvinho, representando a Câmara de Vereadores, além de secretários municipais.
As famílias que ainda não receberam os cartões, no valor de R$ 3 mil, devem comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Social, que fica no segundo andar da Prefeitura, a partir de quarta-feira (3/4), no horário de 9h às 17h. O endereço é Rua Pedro Álvares Cabral, 305, no Centro.