Nilópolis comemora 74 anos com inauguração de quatro unidades escolares

Quatro unidades escolares foram inauguradas no sábado, dia 21 de agosto, em comemoração aos 74 anos da cidade de Nilópolis. Por causa da pandemia, houve restrição de público, mas a alegria brilhou nos olhos de todos que puderam comparecer às cerimônias, iniciadas com o hasteamento das bandeiras do município, do estado e do Brasil no paço municipal e a execução do hino da cidade pela banda da Escola Municipal de Música Weberty Bernardino Acineto.

Em seguida, o prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte foram para o gabinete, onde Abraãozinho coordenou a cerimônia ecumênica transmitida pelo Facebook da Prefeitura. Ele definiu a solenidade como um momento para celebrar a união entre as religiões. Estavam presentes o pastor Elio Tomaz, a Iyá Zezé D`Ogum, o padre Luiz André Souza e o líder kardecista Robson Valentim.

Mulheres Itinerantes

Após essa celebração, o prefeito e sua comitiva seguiram para o evento ‘Mulheres Itinerantes’, projeto da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, organizado pela Casa da Mulher Nilopolitana em parceria com a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos. Realizado no Parque Natural do Gericinó, a programação ofereceu serviços como Procon, agendamento de serviços digitais e orientações jurídicas, psicológicas e sociais. Além da presença da Fundação Leão XIII para isenção na emissão de documentos como identidade, certidão, carteira de trabalho e CPF.

A Casa da Mulher Nilopolitana proporcionou 16 oficinas de artesanato e beleza, entre elas corte e costura, pintura em tecido, patch aplique, maquiagem, manicure, cabeleireiro e tranças e outras. O evento também contou com o balcão de empregos da Secretaria Municipal de Trabalho. Um aulão de Zumba, seguido de treinamento funcional e dança cigana abriram a programação.

Escolas e creche entregues à comunidade

A Escola Municipal Aureliano Medeiros Batista, em Olinda, foi a primeira a ser inaugurada. Tem capacidade para receber até 400 alunos na faixa etária dos 12 aos 15 anos. São 12 salas de aula, auditório, laboratório de informática, sala de leitura e quadra poliesportiva. E a climatização já está em andamento. É também mais uma escola bilíngue e de horário integral no município. Os alunos vão aprender a língua inglesa em todas as disciplinas, não apenas nas aulas de inglês.

Piso anti-impacto, lactário, fraldário com banheiro, hortinha, tudo foi pensado com cuidado e carinho para atender as 120 crianças na faixa de seis meses a três anos e meio que estão inscritas na Creche Municipal Elizabeth Batista, no bairro Tropical. As mães elogiaram a nova creche da rede municipal, construída onde antes funcionava o campo de grama sintética do Tricolor. Além do prefeito e da vice-prefeita, compareceram o secretário de Governo, Rodrigo Duarte, o ex-deputado Ricardo Abrão, o secretário de Esporte e Lazer, Betinho Batista e várias outras autoridades.

Terceira unidade escolar inaugurada no sábado, dia do aniversário dos 74 anos de Nilópolis, o Centro de Educação Infantil Celso Duarte foi construído em meio ao verde do Parque Natural do Gericinó. Tem capacidade para atender até 204 alunos, com as turmas infantil 3, 4 e 5. Mais um investimento na educação do povo nilopolitano, a escola é composta por seis salas de aula climatizadas e uma brinquedoteca, sempre priorizando o conforto e segurança das nossas crianças.

A Escola Municipal de Informática Miguel Abraão, localizada na frente da Praça do Chafariz, no Centro, é dotada de duas salas de aula e dois laboratórios de informática. Há 60 vagas para alunos de informática, 60 para as oficinas de libras e 40 para o curso de inglês. A faixa etária é de 14 anos acima, atendendo à comunidade e alunos da rede. As aulas começam dia 1º de setembro.

Arte no Gericinó

O Parque Natural do Gericinó foi palco do ‘Arte na Natureza Especial de Aniversário da Cidade’, com atividades recreativas e musicais no sábado e no domingo. Barraquinhas com roupas, comidas, plantas; famílias que fizeram piquenique no local e crianças andaram de carrinho no local. As bandas Trio Nilopolitano (no sábado) e a Banda Decibel, com o melhor do rock dos anos 80 e 90, animaram o final da tarde de quem esteve no Parque.

Missa pelo aniversário da cidade

Uma missa celebrada pelo pároco Luiz André Souza, na igreja Nossa Senhora da Conceição, encerrou a série de atividades em comemoração aos 74 anos de Nilópolis. O prefeito Abraãozinho e a vice-prefeita Flávia Duarte entraram no local carregando a bandeira da cidade, seguidos por integrantes da congregação que levaram a Bíblia e antecederam a entrada do padre e seus auxiliares.

O vereador Alvinho e o ex-deputado Ricardo Abrão também participaram do cortejo que seguia a Bíblia. Abraãozinho pediu que a padroeira de Nilópolis, Nossa Senhora da Conceição, proteja seu governo e a cidade. Ele lembrou da pandemia e do quanto ela fez vítimas entre amigos e até parentes de muitas pessoas, entre elas, citaram os nomes do ex-prefeito Farid Abrão e do ex-deputado federal Simão Sessim.