Museu virtual ‘Memórias Nilopolitanas’ conta momentos marcantes do município

O site foi lançado em homenagem aos 74 anos da cidade

Imagina você ter acesso a um museu virtual que conta a história do seu município? Como surgiu Nilópolis? Como se desenvolveu? Quem fez parte do crescimento da cidade? São curiosidades que agora é possível ver de qualquer lugar do mundo, por meio do museu ‘Memórias Nilopolitanas’ – Um século de história’, site lançado no dia mundial do Turismo, 27 de setembro.

“Buscamos aprofundar as questões sobre história, arte, memória e território, seja em sua dimensão simbólica, material, geográfica ou afetiva. É notável o sentimento de pertencimento que o nilopolitano tem com sua cidade. Os vínculos estão enraizados com cada um que por aqui passa”, salientou um dos criadores do projeto, Caio de Araujo.

O site foi criado pelas secretarias de Governo, Cultura e Turismo com o intuito de resgatar a história da cidade, além de homenagear os 74 anos da emancipação do município. No ‘Memórias Nilopolitanas’ é possível mergulhar nos momentos mais marcantes da cidade, contando sobre as figuras ilustre, mulheres que fizeram história, os bairros da cidade e muito mais.

“Eu, como munícipe de Nilópolis, senti a necessidade de explorar um pouco mais da história. Os 74 anos da cidade se tornou uma ótima oportunidade de fazer esse resgate histórico. Me sinto grato por ter feito parte desse projeto. O museu virtual abre portas para muitas outras ideias e projetos que nascerão a partir dele”, disse o subsecretário de Governo, Ugo Menezes.

“Nilópolis no cenário histórico nacional tem sua vasta contribuição. Os fatos recontam nossa importância e não poderíamos deixar isso engavetado. A contemporaneidade e a história precisam andar juntas a fim de promover conhecimento e disseminar cultura”, pontuou o superintendente de Patrimônio Histórico, Ricardo Jardim.

O ‘Memórias Nilopolitanas’ receberá, no decorrer do tempo, mais informações para ampliar o museu. O link para o site é http://memoriasnilopolitanas.nilopolis.rj.gov.br/ .

Você pode gostar...