Memórias do Futebol de Nilópolis chega ao Nilópolis Square

Ex-jogadores de várzea da cidade estiveram presentes na abertura da exposição

A exposição fotográfica “Memórias do Futebol de Nilópolis”, que conta a história de 55 anos do futebol de várzea da cidade, chegou ao Shopping Nilópolis Square nesta segunda-feira (21), e ficará até o dia 5 de dezembro. Promovida pela Secretaria de Cultura, através da Superintendência de Patrimônio Histórico, e em parceria com a Secretaria de Turismo, diversos ex-jogadores estiveram presentes na abertura.

Exposto no segundo piso, o acervo foi transformado em livro com o mesmo nome do memorial, lançado em 2015 por Geraldo Bezerra do Vale e Ademir Santiago Pires, criados em Nilópolis e ex-jogadores de várzea da cidade, e reúne mais de 200 imagens de 1925 a 1980, que retratam a trajetória de clubes como o Nova Cidade, Ás de Ouro, Brasil da Mirandela, Unidos de Olinda.

Ademir atuou como meio-campista no Santos, Flamenguinho, Estrela d’Alva, Nova Cidade e Geraldo, conhecido como Geraldinho, falecido em 2021, jogou no Brasil da Mirandela, Flamenguinho, Filhos de Nilópolis, entre outros, e juntos montaram todo o acervo da mostra. Ademir esteve presente na inauguração, e saudoso, ele conta que a construção do livro surgiu a partir do acervo que pertencia a Geraldinho, e durou em média cinco anos. “Aqui a gente lembra de muitas histórias que vivemos”, disse o ex-meio campista.

Além de Ademir, outros jogadores da época também estiveram presentes. O zagueiro Manoel ‘Português’, o centroavante Hélio Braz, conhecido como “Macarrão”, Fabinho do Santa Rita, o lateral direito Armando Ferreira, o Armandinho, e o ponta direita Ulisses da Gama Menezes, conhecido como ‘Bailarino’. Além de passagens pelo Brasil da Mirandela, e pelo Nova Cidade, Ulisses jogou profissionalmente no Atlético Mineiro, Uberlândia, Goiás e Sete Lagoas.

“Nós fomos criados dentro dos campos, passa um filme na cabeça”, conta Ulisses, lembrando que Nilópolis tinha cerca de 27 campos de várzea. Reunidos, eles relembraram algumas histórias e os tempos de glória, ou melhor, o ‘tempo mágico’ do futebol da cidade. “Esse era o nosso divertimento de todo domingo”, recordou o zagueiro Manoel.

A viúva de Geraldo, Marilene Coelho, também prestigiou o primeiro dia de exposição. “Fiz parte da construção de tudo isso, então é muito bom ver mais uma vez. Essa exposição faz lembrar todo o trabalho que ele teve. Dá saudade”, lembrou ela.

A Exposição Memória do Futebol Nilopolitano está no segundo piso do Shopping Nilópolis Square – Rua Prof. Alfredo Gonçalves Figueira, nº 100, até 5 de dezembro.

Você pode gostar...