Hemorio faz coleta de sangue em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis realizou nesta quinta-feira (20), uma campanha de doação de sangue com o apoio do Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO).

As equipes do HEMORIO receberam os doadores na Galeria Municipal de Artes Willy Voigt, que funciona no primeiro andar da sede do governo municipal. Ao todo foram coletadas 53 bolsas de sangue.

Vale destacar que a campanha volta a acontecer na próxima segunda-feira (24), no prédio que fica na Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro.

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que salva vidas. Doar sangue é seguro e quem doa uma vez, não é obrigado a doar sempre. No entanto, é muito importante que pessoas saudáveis doem regularmente. Se você quer ser um doador voluntário de sangue e aproveitar esta oportunidade que a Prefeitura está oferecendo, leia abaixo algumas orientações antes de decidir pela sua doação:

• REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)

– Estar bem de saúde

– Ter entre 16 anos e 69 anos (jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais).

– Pesar no mínimo 50 Kg

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

• ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:

– Febre – acima de 37°C

– Gripe ou resfriado

– Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)

– Amamentação (até 1 ano após o parto)

– Uso de alguns medicamentos

– Anemia

– Cirurgias

– Extração dentária 7 dias

– Tatuagem: 01 ano sem doar