Final de semana foi de comemorações no Parque do Gericinó

Encerrando as comemorações pela Semana da Árvore, o Parque Natural do Gericinó recebeu neste domingo (23), aproximadamente 950 desbravadores e aventureiros, com idades que vão dos 6 aos 15 anos, vindos de Clubes de Desbravadores de vários municípios do Rio de Janeiro.

Antes, no sábado, o Gericinó recebeu um grupo de 50 crianças da Igreja Evangélica Ministério Tempo Novo, com idades que vão dos 6 aos 13 anos, e 15 senhoras do Lions Clube Nilópolis, que realizaram plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, trilhas e sessão gratuita de cinema.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação deste domingo fechou com chave de ouro a programação pelo Dia da Árvore, que começou a ser comemorada no dia 21, quando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, cerca de 200 crianças com idades que vão dos 9 aos 11 anos, das escolas municipais Professor Washington Bittencourt e Coronel Antonio Benigno Ribeiro participaram do plantio de mais de 1.000 mudas nativas da Mata Atlântica, além de trilhas e sessões gratuitas de cinema, com filmes sobre conscientização ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro, destacou que toda a programação comemorativa se soma às demais atividades desenvolvidas pela prefeitura no Gericinó. “A ideia é despertar em todos a consciência para a conservação das árvores e do meio ambiente, ações simbólicas de plantio são importantes para essa tomada de consciência e isso vem acontecendo durante todo o ano”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Flávio Vergueiro.

Para o prefeito Farid Abrão, respeitar uma árvore é garantir a nossa própria existência. “As árvores protegem a terra com suas raízes e ainda nos aconchegam em sua sombra, mantém o ar úmido e produzem oxigênio para todos os seres da natureza, sem contar os frutos e suas propriedades terapêuticas. O nosso objetivo com as ações em comemoração a este dia é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, seja em termos ambientais, seja quanto à própria qualidade de vida”, disse.

O Parque Natural do Gericinó dispõe de diversas atividades disponíveis ao público, tais como pistas para caminhadas, além de espaço para a prática de diversos esportes, área para piquenique e Trilha Ecológica. O Parque fica na Rua Antônio João Mendonça, S/Nº – bairro Manoel Reis, com estacionamento pela Rua Alberto Teixeira da Cunha. Funcionamento das 6h às 18h. Entrada gratuita.