Exposição Memória do Futebol de Nilópolis estreia segunda-feira no Shopping Nilópolis Square 

Acervo ficará exposto até 5 de dezembro.

Nilopolitanos amantes do futebol poderão conhecer mais do passado boleiro da cidade. Isso porque a Secretaria de Cultura, através da Superintendência de Patrimônio Histórico e Cultural, e em parceria com a Secretaria de Turismo irá promover uma exposição fotográfica retratando a história dos 55 anos do futebol de várzea de Nilópolis, no Shopping Nilópolis Square, a partir da próxima segunda-feira (21).

A exposição “Memória do Futebol Nilopolitano” conta, através de 266 fotos, a trajetória dos principais times da cidade entre os anos de 1925 a 1980, e estará disponível até o dia 5 de dezembro. O memorial do futebol nilopolitano se transformou num livro com o mesmo nome da exposição lançado em 2015 por Geraldo Bezerra do Vale e Ademir Santiago Pires, criados em Nilópolis e ex-jogadores de várzea da cidade.

Segundo o superintendente de Patrimônio Histórico Ricardo Jardim, o acervo foi doado pelos autores ao centro cultural Galpão 252, localizado no bairro Olinda, e cedido à Superintendência. Ele relembra também que a exposição já foi exibida em outros pontos da cidade, como o Campo do AMEM e a Vila Olímpica, e que agora retorna por conta da Copa do Mundo, que começa neste domingo (20/11).

A exposição

Exibida pela primeira vez em 2015, a exposição “Memória do Futebol de Nilópolis” foi criada por Ademir Santiago Pires, que em Nilópolis atuou no Santos, Flamenguinho, Estrela d’Alva, Nova Cidade e por Geraldo Bezerra do Vale, falecido em 2021 e que jogou no Brasil da Mirandela, Flamenguinho, Filhos de Nilópolis, entre outros, e que juntos montaram todo o acervo da mostra.

A exposição reúne imagens de de 1925 a 1980 de clubes como o Nova Cidade, Ás de Ouro, Brasil da Mirandela, Unidos de Olinda, e equipes como a Seleção Feminina de Nilópolis, entre outros.

Serviço:

Exposição Memória do Futebol Nilopolitano
Local: Shopping Nilópolis Square – Rua Prof. Alfredo Gonçalves Figueira, nº 100.
Datas: 21 de novembro até 5 de dezembro

Você pode gostar...