Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado com atividade no Centro

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (29), na Praça Vereador Orlando Hungria, no Centro, uma ação de conscientização e distribuição de material informativo e educativo em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Sob o tema “Tabaco e Doenças Cardíacas”, para provar que o cigarro é um dos maiores inimigos da saúde, técnicos do Programa Controle do Tabagismo ofereceram à população informações sobre os males causados pelo fumo. Tanto o secretário de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz, quanto o superintendente dos Programas de Saúde, Uilen Barbosa, fizeram questão de estar presente e levaram orientações aos munícipes.

“Entendemos que só teremos sucesso em diminuir a incidência e a mortalidade por câncer e por outras doenças se educarmos a população para os fatores de riscos dessas doenças e o tabagismo é o principal vilão”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Kiraz Constantine Karraz.

“São mais de quatro mil substâncias tóxicas que não só o fumante, mas as pessoas que estão do lado dele aspiram e muitas se tornam dependentes por causa dos efeitos da nicotina. Vamos continuar a investir em ações como essa, que levem informação de qualidade à população”, destacou o superintendente dos Programas de Saúde, Uilen Barbosa.

No evento também estiveram presentes os programas de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (Paismca) e o de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), que ofereceram medição do nível de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinação contra a Febre Amarela e H1N1.

O dia 29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo – foi criado em 1986 pela Lei Federal nº 7.488 e tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Essa foi a primeira legislação em âmbito federal relacionada à regulamentação do tabagismo do Brasil. Inaugurou-se, de forma ainda tímida, a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva

O programa

O Programa Municipal de Controle do Tabagismo visa à prevenção de doenças na população através de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e mortalidade por câncer e outras doenças relacionadas ao fumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o número de fumantes no mundo é de cerca de 1,1 bilhão de pessoas. E, no último século, o tabaco foi o responsável pela morte de 100 milhões de pessoas.


Denise Costa da Silva, 42, é uma das assistidas pelo programa. “Fumava desde os 13 anos e depois que comecei a frequentar as sessões do programa, comecei a diminuir a quantidade de cigarros que fumava e já estou há três meses sem fumar. Sozinha eu não estava conseguindo, o programa me ajudou muito foi o que me levantou, melhorando a minha autoestima”, disse.
O Programa Municipal de Controle do Tabagismo realiza sessões em que são dadas orientações baseadas na redução gradativa do uso do cigarro a cada semana. Por isso é importante que o paciente continue a frequentar as sessões.
Para se inscrever no programa basta comparecer ao Posto de Saúde Central, localizado na Rua João Pessoa, 1530, Centro.

Você pode gostar...