Defesa Civil de Nilópolis orienta sobre corte ou poda de árvores

A arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano. Os benefícios ambientais proporcionados, tais como diminuição da poluição e maior permeabilidade do solo são essenciais à qualidade de vida. E para usufruir essas vantagens, é necessário manter as árvores bem cuidadas e tratadas.

Para efetivar essa manutenção, a Prefeitura de Nilópolis disponibiliza o serviço de poda ou corte, que se responsabiliza pela conservação arbórea da cidade. O serviço de poda ou corte é feito pela secretaria municipal de Defesa Civil e só pode ser realizado em áreas públicas ou particulares com risco comprovado de queda ou daquelas que já estejam caídas em vias, essas são as chamadas emergências.

As árvores localizada em terrenos particulares, que não estejam enquadradas na situação anterior, a responsabilidade pela poda ou corte é do proprietário, que deverá abrir um processo junto à secretaria municipal de Meio Ambiente, que fará a análise do pedido e uma vistoria no local.

Desde o primeiro dia deste ano, a Defesa Civil de Nilópolis já atuou em mais de 130 ocorrências de árvores que caíram ou colocaram moradores em risco. As solicitações de emergências, devem ser feitas através do telefone 199.