Defesa Civil auxilia na remoção de abelhas e marimbondos em Nilópolis

O calor é muito propício à formação de ninhos de marimbondos e abelhas. Apesar de só atacarem quando provocados, estes insetos podem ser perigosos para crianças e animais. Se a pessoa for alérgica, uma picada pode ser fatal. Por isso, todo cuidado é pouco ao lidar com colônias de marimbondos e abelhas em casa. A secretaria municipal de Defesa Civil de Nilópolis, entre outras atribuições, atende também a solicitação de moradores para a remoção de colônias e colméias.

Desde que se tornou crime ambiental matar abelhas, a população vem tendo dificuldade de encontrar ajuda no combate a esses insetos, essenciais à vida, mas muito perigosos para quem é alérgico. A Defesa Civil tem colaborado na retirada de colméias de abelhas ou casas de marimbondos. A secretaria dispõe de agente especialmente treinado para estas ações, roupa especial e caixa de transporte para a remoção dos insetos da área urbana e encaminhá-los para uma área de mata reservada, dentro do Parque Municipal Natural do Gericinó.

Ao observar a presença de abelhas o morador deve manter a calma, evitar se mexer e chegar próximo, não usar roupas escuras e ter cuidado especial com as crianças e animais domésticos. Se não existia nenhum foco de abelha anteriormente e, de repente, surge uma “nuvem de abelhas”, provavelmente elas estão de passagem procurando um novo lugar para se estabelecer. Neste caso, não há o que fazer, deve-se aguardar e ver se elas vão embora (o que normalmente acontece).

Mas, caso haja uma colmeia, o morador deve acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 199 ou em sua sede na Rua Coronel França Leite, 2010, bairro Nossa Senhora de Fátima. Em janeiro, a secretaria municipal de Defesa Civil de Nilópolis, atendeu oito ocorrências de remoção de abelhas e marimbondos.