Controle do câncer de mama é tema de exposição em Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, traz ao município a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”.

Os seios femininos são fontes de variadas simbologias nas diferentes culturas, mais do que qualquer outra parte do corpo humano. Com 21 painéis, a mostra aborda aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco especial no câncer e nas ações para o seu controle no País. Com o estigma de doença mutiladora, hoje o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e dispõe de alternativas de tratamento e de cura.

Resultado do projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas”, parceria entre o Inca e a Casa Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, a exposição integra o mês em homenagem ao 08 de Março – Dia Internacional da Mulher e pode ser vista no andar térreo da Prefeitura de Nilópolis.

Partindo da estrutura anatômica da mama, o público confere diversos módulos temáticos, entre os quais: “Os seios na arte; Os seios como fonte de vida; Lendas, mitos e religiosidade; Os seios e a emancipação feminina; O câncer de mama na Antiguidade; Cirurgia moderna; Dos raios X à mamografia; Outros meios diagnósticos; Tratamento; Promovendo a autoestima; Fatores de risco e de proteção; Ações nacionais de controle do câncer de mama; Outubro Rosa; Rastreamento mamográfico em debate; Para controlar o câncer de mama no Brasil.

O câncer de mama resulta do crescimento desordenado de células com potencial invasivo, que se dá a partir de alterações genéticas (hereditárias ou adquiridas). Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Por isso, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Exposição: “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”.
Visitação: 07 a 02 de maio.
Horários: De Segunda a Sexta: das 09h às 17h.
Local: Prefeitura de Nilópolis – Térreo
Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, 305 – Centro – Nilópolis