Consultoria do SEBRAE em Nilópolis

Ouça essa matéria:

Consultor do SEBRAE, Sidney Mathias. Foto: Roberta Nobre/Coordenadoria de Comunicação

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Fazenda, promoveu na última semana a consultoria do SEBRAE sobre a Redesimples, com o palestrante, Sidney Mathias.

Redesimples é uma Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. A iniciativa integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo.

O sistema é uma estratégia nacional criada há mais de 10 anos para dar suporte as micro e pequenas empresas, na Constituição já diz que essas empresas devem ter um tratamento diferenciado, mas apenas em 2006 com Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).

A consultoria da Redesimples vem para alinhar o Município às diretrizes nacionais e estaduais que tem buscado simplificar e facilitar a vida do empreendedor. O empreendedorismo gera desenvolvimento local, emprego, renda e uma série de outros benefícios para Nilópolis. Muitas vezes a cidade não sabe como fazer ou como agir para tornar a vida do empreendedor mais fácil. Então disponibilizamos toda essa estrutura, com técnicas e ferramentas para poder implementar no município. Assim Nilópolis passa a ser mais atrativo para o empreendedor.

“Eu tenho 13 anos de secretaria de fazenda, somente em Nilópolis, nesse tempo meu trabalho não seria nada sem a colaboração de toda equipe. Por isso preciso alavancar de todos conhecimentos, trazer mais experiências, para agregarão nosso trabalho. Essa assessora que estamos tivemos aqui, partiu do SEBRAE, eles notaram Nilópolis e vieram até mim para que a consultoria acontecesse”, disse a secretária de fazenda, Sueli Barquette.

Secretária de Fazenda, Sueli Barquette. Foto: Roberta Nobre/Coordenadoria de Comunicação