Prefeitura faz mutirão para a entrega de vales sociais em Nilópolis

A Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, entregou nesta terça-feira (17), 82 unidades do Vale Social aos nilopolitanos com necessidades especiais e seus acompanhantes. A cerimônia foi realizada na sede da pasta, no Centro do município e contou com a presença do prefeito Farid Abrão.

De acordo com a secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Martha S. Pires Chambarelli de Novaes, foi necessário um grande esforço por parte dos diversos segmentos da secretaria para que todos os pedidos de vales fossem atendidos. “​Fizemos aqui um verdadeiro mutirão, que contou com a participação de diversos setores da secretaria, incluindo o Procon Municipal, e a Secretaria de Estado de Transportes para que pudéssemos cumprir nosso papel com dignidade e entregar todos os vales que estavam pendentes. ​Temos ainda muitos outros serviços que agilizam a vida da população nilopolitana e prezamos por sempre em resolver o que é da nossa competência, para isso estamos abertos diariamente para atender a todos os nilopolitanos”, declarou ela.

O superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mauro Alves, se disse muito emocionado por conseguir acabar com a fila de espera. “​Graças ao mutirão e a nossa secretária Martha, que interviu brilhantemente junto ao secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Goulart de Oliveira Vieira, conseguimos realizar nesta tarde a entrega dos 82 vales que estavam pendentes, alguns deles o pedido havia sido feito desde agosto do ano passado, mas por alguns problemas alheios a nossa vontade, os processos estavam parados. Estou muito emocionado em poder ver a felicidade dessa gente”, disse Mauro.

​O prefeito Farid Abrão fez questão de comparecer e, juntamente com o chefe de Gabinete, Rodrigo Duarte, acompanhou a entrega. “Aqui na Prefeitura todo mundo trabalha afinco para colaborar e proporcionar o que for de melhor para os nossos munícipes. Aproveito para parabenizar a secretária Martha e a todos da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos que abraçaram a causa, pois o importante para nós é a vontade de fazer. Também quero agradecer aos beneficiários pela compreensão devido ao tempo excepcional de espera”, explicou.

O benefício, concedido pelo Governo do Estado, assegura transporte gratuito para portadores de deficiência física, visual, auditiva ou mental, e também para aqueles com doenças crônicas que estejam em tratamento de saúde na rede pública. O vale pode ser utilizado por adultos e crianças em ônibus de linhas municipais de Nilópolis e intermunicipais, além de barcas, metrô e trens. Menores de idade e adultos incapazes de se locomoverem sozinhos, sejam eles deficientes ou doentes crônicos, têm direito à gratuidade também para um acompanhante.

Para solicitar o Vale Social é necessário comparecer ao posto de atendimento, localizado na Rua Pedro Álvares Cabral, 305/Térreo, Centro, com documentos e laudos médicos do proponente, além do comprovante de residência. Por esforço da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, o prazo para recebimento do auxílio foi reduzido para até 30 dias.