Começou a III Jornada Pedagógica

III Jornada Pedagógica- A BONITEZA DE UM SONHO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA TRANSFORMANDO VIDAS. Foto: Roberta Nobre/Coordenadoria de Comunicação

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana a III Jornada Pedagógica – A BONITEZA DE UM SONHO: A EDUCAÇÃO PÚBLICA TRANSFORMANDO VIDAS, que tem como objetivo qualificar e auxiliar na formação dos educadores da rede do Município e dessa forma implantar melhorias no ensino público.

Com início na terça-feira (27), no auditório da Uniabeu, em Nilópolis, o primeiro dia do encontro foi aberto com a apresentação do coral Harmonia Perfeita, que faz parte do projeto “Arte Faz Parte” da E.M Orlando Hungria. Em seguida a secretária de Educação, Flávia Duarte, deu as boas-vindas à todos e declarou: “Lutamos por uma educação pública de qualidade que respeite nossas crianças como nós gostaríamos de ser respeitado, entender que nas áreas mais carentes de Nilópolis é necessário dar pertencimento àquele espaço para que nenhuma criança fique na rua, fazer nossas crianças aprenderem. A minha energia para fazer esse trabalho vem do brilho no olhar de cada criança, como dessas que cantou no coral agora. Podemos fazer muito mais se estivermos juntos, mesmo em tempos de crise, pois temos uns aos outros”.

Projeto Arte Faz Parte

Coral do Projeto “Arte Faz Parte”. Foto: Roberta Nobre/Coordenadoria de Comunicação

O vereador Abraão David Neto, representando o Prefeito Farid Abrão, esteve presente no evento e expressou sua alegria em participar. “Estou muito feliz em estar aqui, em nome do Prefeito, trouxe um abraço dele. Acredito que a minha função aqui hoje é somente agradecer e parabenizar por todo trabalho e esforço da secretaria de educação, da nossa secretária e de todos os profissionais de educação que fazem esse belíssimo trabalho”.

No final da manhã Viviane Mosé, mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, com diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise publicados, palestrou sobre o tema: A Educação Pública e os desafios do nosso tempo.

Na parte da tarde a Jornada continuou com a palestra da psicóloga e professora Andrea Lucena Costa, com o tema: Suicídio: quebrando o silêncio.

Já no segundo dia, quarta-feira (28), pela manhã, a palestra será ministrada pelo professor e doutor Aristeo Filho, com o tema: Infâncias e desafios atuais da Educação Infantil e na tarde a professora Débora Beloni da Cruz dá seguimento com o tema: Leitura e Escrita:Como eu ensino?

Para encerrar, quinta-feira (29), serão duas palestras: a primeira com a professora e doutora Cristina Maria Carvalho Delou, sobre Educação Especial e Inclusiva: Ensino para Todos. E para terminar a a professora e doutora Dayse Serra, sobre Desafios e possibilidades de educação de alunos com TEA.