Cem agentes de controle de endemias vão às ruas de Nilópolis combater a dengue

Visita às residências, distribuição de folhetos e carro fumacê fazem parte da ação

Mais de cem agentes de controle de endemias lotados no Centro de Controle de Vetores da cidade de Nilópolis, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nilópolis, vão tomar as ruas do município a partir deste sábado (17/2). Eles integram a linha de frente do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya nesse período em que o Brasil teme uma nova epidemia de Dengue.

No sábado, eles estarão na Praça do Paiol, a partir das 8h, com dois carros fumacês, carro de som alertando a população sobre a doença, distribuindo panfletos e, principalmente, visitando as residências. “Vamos chamar a atenção dos moradores sobre a importância de manter os pratos com plantas secos e não deixar água parada em casa”, afirmou o secretário de Saúde André Esteves.

Coordenador do Centro de Controle de Vetores, Nilson Aguiar escalou, inclusive, os servidores da portaria e do departamento pessoal. “Todos os servidores foram convocados. Vamos seguir o roteiro que os agentes fazem normalmente. Para não haver dúvidas sobre quem está envolvido ou não na atividade, todos vamos usar camisetas da campanha”, contou.

A agenda da equipe e do carro fumacê nos bairros será de terça a quinta-feira, sempre a partir das 8h. Segue a programação:

20/2 – Nova Cidade
21/2 – Frigorífico
22/2- Novo Horizonte
27/2 – Cabral
28/2- Nossa Senhora de Fátima
29/2- Centro

Brasil registra mais de 512 mil casos da doença desde o início do ano

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde registrou mais de 512 mil casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que provoca dores e febre. Esse número é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2023

Sintomas da dengue

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.