Casa de Passagem inicia inverno com noite de caldos

Usuários participarão de dinâmicas realizadas durante os próximos três meses

O inverno iniciou nesta quarta-feira (21/6) e a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Nilópolis promoveu uma noite de caldos e canjica para pessoas em situação de rua que frequentam a Casa de Passagem Luciano Teixeira da Vitória inaugurada há pouco mais de um mês no bairro Santos Dumont.

O objetivo da instituição é realizar semanalmente palestras com dinâmicas para os frequentadores durante a estação mais fria do ano. Serão elas: como se proteger no inverno, cuidados para combater doenças respiratórias, a importância da alimentação, recolhimento de cobertores e agasalhos, entre outros.

Inaugurada no dia 15 de maio, a Casa de Passagem já registrou 24 pessoas em situação de rua. Atualmente 15 delas estão inseridas na instituição. A proposta do local é oferecer acolhimento de pernoite, kits de higiene, banheiro, televisão com jogos de entretenimento, café da manhã e jantar. Além disso, é feito o acompanhamento social, com a realização de encaminhamento para as redes com objetivo de reintegração dos usuários como sujeitos de direitos.

“A Casa de Passagem noturna tem sido uma experiência ímpar tanto para a equipe quanto pra mim. Infelizmente muitos não aceitam esse serviço e ainda preferem continuar nas ruas porque recebem comida, esmolas e entorpecentes. Mesmo assim, continuamos a atuar incansavelmente. Assim, com a chegada do inverno, vamos proporcionar além do acolhimento um carinho caloroso aos usuários”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.

Os usuários da Casa da Passagem são convidados pela equipe do chamado Pop Rua, um serviço gratuito oferecido ao cidadão pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com a prefeitura, para irem à Casa de Passagem. Ali eles podem ser cadastrados nos serviços oferecidos pelo município. Para permanecer no local, precisam seguir regras, como não faltar e não entrar com bebidas ou drogas.