Casa de Luta de Nilópolis será inaugurada dia 6 de março no bairro Frigorífico

O sensei Gessé Cintra quer levar as artes marciais também aos bairros distantes do Centro

Um octógono, tatames, sacos de pancada, ventiladores e o prédio onde foi instalado todo esse material ficam ao lado do Centro de Eventos da Prefeitura de Nilópolis, no bairro Frigorífico. Quem passa pelo local fica curioso ao ver as obras de ajuste que estão sendo realizadas e para ao ver o octógono. Ali será a Casa de Luta da cidade e a previsão é que seja inaugurada no primeiro sábado de março, dia 6.

O diretor é Gessé Cintra, faixa-preta em Karatê, mestre de alunos da cidade que hoje são defensores públicos, policiais ou professores de artes marciais. “Aqui será a sede e pretendemos mandar nossos professores para escolas municipais em bairros como Cabuís e Cabral, porque sei que fica difícil para muitas crianças virem para cá”, afirmou o sensei Cintra, proprietário da tradicional Academia Kibukan. Entre as conquistas de seus alunos, está o campeonato sul-americano em 1996, na Argentina.

“Queremos atender meninos e meninas dos 6 aos 17 anos, em várias modalidades de artes marciais. Aqui será um ponto de treinamento. Estamos juntando professores voluntários e amigos empresários que possam nos ajudar a pagar os honorários desses profissionais”, observou Cintra, acrescentando que o material da Casa e a obra foram feitos com verba do Ministério dos Esportes.

Presidente da Yudanshas International Federation Brasil, uma federação apenas de faixas-pretas, o sensei Cintra vai reunir também os mestres no local, onde poderão treinar e aprimorar sua técnica. Enquanto acompanha diariamente a finalização das obras no local, Gessé Cintra também recebe parceiros, como o professor de educação física Rodrigo Oliveira, presidente da Federação Carioca de Karatê Interestilos (FCK), sediada em Belford Roxo.

O secretário de governo e comunicação, Caio de Araujo, e o subsecretário, Davi Chagas, foram `a Casa de Luta conversar com Gessé Cintra sobre a evolução das obras no ginásio, que tem dois banheiros (masculino e feminino) com vestiários e uma sala para atendimento médico. Um projeto do urbanista e arquiteto Erick Scalise também vai presentear o local com um jardim japonês, típico dos dojôs japoneses, locais de treinamento de artes marciais.