Casa da Mulher Nilopolitana realiza seminário sobre os 13 anos da Lei Maria da Penha

A Secretaria de Cidadania e Diretos Humanos, através da Casa da Mulher Nilopolitana, realizou na sexta-feira (30), o Seminário: “13 anos da Lei Maria da Penha- A Ferramenta de suporte no enfrentamento à violência doméstica e familiar: uma Abordagem Social, Jurídica e Psicológica”.

O evento contou com palestras com os seguintes temas: “Os índices de violência contra a mulher/Dossiê Mulher” com Diretora do ISP, Adriana Mendes; “Os Casos de Superação através da Lei Maria da Penha”, com a Doutora Maria dos Anjos Camardella,que foi a primeira Delegada Titular da DEAM Nova Iguaçu; “Nilópolis e seus avanços na rede de Enfrentamento a violência através da Educação”, com a Secretária Municipal de Educação, Flávia Duarte; “As iniciativas do CRP – Conselho Regional de Psicologia para a diminuição dos casos de violência doméstica e familiar e documentos psicológicos num centro de referência e apoio a mulher”, com a Doutora Monica Affonso, Coordenadora do CRP-RJ; “Direitos da Mulher vítima de violência doméstica segundo a legislação brasileira”, com a Doutora Talita Nunes; “A importância da Psicologia para a saúde mental e emocional da Mulher”, com a Doutora Roberta Salena.

O Encontro também contou com a presença do Projeto MULHERES EMPODERADAS, que fizeram uma demonstração de defesa pessoal e encerrou com a apresentação da dança do Carimbó das alunas da Casa da Terceira idade do Cabral.

A Subsecretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nilcea Clara Cardoso ressaltou: ” Nilópolis continua na vanguarda das políticas públicas para as mulheres. Agradeço ao Prefeito Farid Abrão por retomar, com seriedade e abnegação, esse trabalho iniciado em 2005, quando inauguramos a Casa da Mulher.”

“Momentos como esse, em que celebramos 13 anos da Lei Maria da Penha são um marco importante no combate à violência contra a mulher. Temos que proporcionar mecanismos sérios, como a Casa da Mulher, para dar todo suporte às mulheres vitimas de violência.”

Informações sobre os próximos eventos ou cursos: 2691 6887 ou comparecer na sede do Centro de Referência, que fica situado à Rua Antônio João Mendonça 65-Centro de Nilópolis.