Casa da Mulher Nilopolitana e OAB Nilópolis promovem palestra sobre saúde da mulher como parte da campanha Outubro Rosa

Unindo direito e saúde da mulher, evento teve objetivo de alertar sobre o enfrentamento e diagnóstico precoce do câncer

Em continuidade ao calendário de ações da campanha Outubro Rosa, a Casa da Mulher Nilopolitana realizou na terça-feira (18) uma palestra em parceria com a Comissão da OAB/Mulher de Nilópolis, na sede da instituição. A mesa foi composta pela superintendente dos direitos da mulher, professora Nilcea Cardoso, a presidente da Comissão da OAB/Mulher Gisele Tompson, a ginecologista Idalina Catarina Franco Flores, a advogada Talita Nunes, a ativista Jane Khalil e o subsecretário de Cidadania e Direitos Humanos Rafael Abreu.

A presidente da Comissão da OAB/Mulher da cidade, Dra. Gisele Tompson, abriu o evento agradecendo a presença de todos e falando sobre a importância da palestra para a saúde das mulheres. Em seguida, a ginecologista Dra. Idalina Catarina Franco Flores, abordou sobre o exame preventivo para o diagnóstico do câncer de colo de útero e a quais sintomas as pacientes devem se atentar, como “verrugas” nas partes íntimas.

Ativista do combate ao câncer há mais de 20 anos, Jane Khalil salientou a necessidade do autoexame e da mamografia anualmente para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A assistente social ainda alertou aos sinais do início da doença que as mulheres precisam ficar de olho, como nódulos nos seios e axilas, e alterações nas mamas. “Espero de todo meu coração que cada um aqui saia multiplicador da informação, pois através do diagnóstico precoce podemos salvar vidas”, completou ela.

Janete Oliveira Miguel, 73 anos, é professora voluntária da oficina de pintura da Casa da Mulher e luta contra o câncer de mama desde 2021. Segundo ela, os sintomas eram imperceptíveis e ela descobriu durante a campanha do Outubro Rosa. Após o diagnóstico pôde contar com apoio e assistência da Casa. “A Casa da Mulher realiza um trabalho muito importante. E palestras como essa também, para que mais pessoas possam se informar e se atentar, porque o câncer não manda recado, ele vem, pega a gente de surpresa”, relatou ela que há um mês acabou o processo de quimioterapia e está aguardando a cirurgia para retirada da mama.

Além dos cuidados com a saúde, a palestra tratou dos direitos previdenciários garantidos para pacientes com câncer. A advogada Talita Nunes explicou o direito ao Auxílio-doença e até mesmo à aposentadoria por invalidez para pacientes acometidos pela doença. Ela cita ainda, o direito ao saque do FGTS, e o transporte gratuito para o paciente e acompanhante para o tratamento. “Outubro Rosa é uma rede de apoio às mulheres, é um coletivo. Então todas as informações favoráveis à mulher precisam ser passadas, e isso deve ser além do mês de outubro”, reforçou a advogada.

Você pode gostar...