Casa da Mulher Nilopolitana apresenta o ‘Cine com elas’

A comédia romântica aborda a situação de uma cerimonialista em busca de um companheiro

A Casa da Mulher Nilopolitana promoveu na tarde desta quarta-feira (30/3) o projeto ‘Cine com Elas’. Uma das várias ações coordenadas pelo setor de Assistência Social da instituição, a exibição de filmes que tratam da superação de situações difíceis por pessoas do gênero feminino é realizada uma vez por mês e costumava acontecer no Ponto Cine, em Guadalupe, antes da Pandemia. Desta vez, a fita escolhida ‘Os homens são de marte e é pra lá que eu vou’ foi exibida na Casa.

A projeção do longa-metragem integra as comemorações do Mês da Mulher. “Depois de assistir a esse filme, o público chega à conclusão que a mulher não precisa ter um marido ou companheiro para ser bem-sucedida”, afirmou a coordenadora do setor, a assistente social Márcia Trindade. O longa conta a história de Fernanda, de 39 anos, que trabalha organizando casamentos. Ela é interpretada pela atriz Mônica Martelli e o elenco inclui seu amigo Paulo Gustavo. Os dois protagonizam momentos hilários na história.
A superintendente dos Direitos da Mulher e diretora da Casa, Nilcéa Cardoso, saudou as mulheres presentes ao final da exibição da fita. “ Espero que tenham gostado do filme”, comentou, acrescentando em seguida uma pergunta sobre quem tinha visto o longa pela primeira vez. Quatro delas levantaram o braço respondendo a professora. Geralmente, após a apresentação dos filmes, elas sempre debatem sobre seu conteúdo.


Tereza Tavares, 63 anos, que mora perto da instituição, salientou que o filme mostra que a mulher não depende só do homem. “ Nosso objetivo é ser feliz. Aqui, por exemplo, participamos de passeios, podemos fazer cursos. Fiquei viúva há dois anos e o trabalho realizado pela Casa me ajudou, me levantou. A psicóloga, logo no início, me ajudou a entender que a tristeza pela perda de meu marido, que durou um ano, já tinha sido vivida e era hora de seguir adiante”, contou ela.

Márcia Trindade listou os projetos realizados pelo centro de referência. Além do ‘Cine com Elas’, a instituição promove o ‘Mulher, Movimento e Cultura’, em que as participantes são levadas para passeios culturais, o ‘Bate papo no CRAS’, quando as técnicas da Casa debatem com o público nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e o ‘Mulheres Empoderadas’, realizado em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico.

Alguns outros programas são desenvolvidos junto com o setor jurídico, coordenado por Kátia Bittencourt, como o ‘Casa da Mulher vai à escola’. “Vamos aos colégios para falar sobre violência familiar e doméstica. As crianças participam ativamente dos debates”, ressaltou Kátia Bittencourt. Em 2019, elas palestraram em empresas de ônibus, escolas e até para funcionários do Bondinho de Santa Teresa.

Você pode gostar...