Atividades do Programa Saúde na Escola continuam em Nilópolis

O Programa Saúde na Escola (PSE) continua a todo vapor em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. As ações são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes que atuam na Estratégia de Saúde da Família, e atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O Programa Saúde na Escola, instituído em 2007 pelo Governo Federal, visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. Com essa proposta, a equipe de profissionais elabora ações que são executadas, simultaneamente, nas salas de aula e dependências da unidade de ensino.

Entre as atividades de promoção e prevenção a saúde, os alunos participam de uma variada programação que segue os eixos prioritários do programa, a exemplo de: saúde bucal; alimentação saudável; acuidade visual; saúde auditiva; sexualidade e prevenção de AIDS/DSTs; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; ações de combate ao Aedes Aegypti; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos; práticas corporais e cultura da paz.