Adolescentes se formam em curso de capacitação pela FIA

É a primeira turma a receber certificado em Nilópolis

Esperança de um mundo melhor. Esse foi o lema da primeira turma formada da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) de Nilópolis, inaugurada no dia 4 de março de 2021. Os 19 alunos receberam o certificado na manhã desta quarta-feira (18/8), na Primeira Igreja do Nazareno, pelo curso de capacitação dos jovens para entrar no mercado de trabalho.

A formanda Isabela Helena Fátima de Carvalho, de 15 anos, subiu ao palco e foi oradora da turma. “Eu quero um mundo melhor para que possamos ter mais empatia, compaixão e amor ao próximo”, discursou emocionada. “Foi uma experiência muito incrível com todos os professores. Eu amei as aulas. Aprendemos a trabalhar em equipe e ter experiência para o mercado de trabalho”, contou a estudante do colégio Elite.

A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) foi inaugurada no dia 4 de março de 2021. A prefeitura de Nilópolis cedeu espaço e estrutura no Parque de Eventos, situado no bairro Frigorífico.

“Hoje estamos aqui formando a primeira turma. Os alunos têm a oportunidade de buscar um novo horizonte, a busca de dias melhores, a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. Que possamos continuar a oferecer a nossa população esse tipo de trabalho”, disse o prefeito Abraãozinho.

O espaço recebe alunos com idade entre 15 a 18 anos, por intermédio do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA). A capacitação e qualificação oferece as seguintes disciplinas: matemática e raciocínio lógico; português e redação; noções administrativas e financeiras; técnica, tecnologia e mídias sociais; humanidades aplicadas; resiliência, teatro, música e produção artístico-cultural.

“Todo o investimento que está sendo feito hoje, colheremos daqui alguns anos. A educação é o único meio de salvar o mundo. Esses jovens que vão sair daqui serão adultos bem informados. A cada sol que nasce, é uma oportunidade que estamos tendo para fazer diferente, a diferença”, salientou a vice-prefeita, Flávia Duarte.

A unidade disponibiliza uma equipe de psicólogos, assistentes sociais, coordenadores administrativos e monitores responsáveis pela capacitação dos alunos. Esses monitores são professores da UERJ.

Além do prefeito Abraãozinho e da vice-prefeita, Flávia Duarte, comporam a mesa as autoridades: o ex-deputado estadual Ricardo Abrão, deputado estadual Pedro Brazão, deputado federal Chiquinho Brazão, secretária de educação Débora Carlos, secretário de defesa civil Bola Galego, ex-vereador Galego, presidente da FIA Cléo Hermams.