Nilópolis recebe ensaio técnico de Beija-Flor, Império e Portela

Equipes de oito secretarias municipais participaram do evento

No sábado, dia 21 de janeiro, a Prefeitura de Nilópolis colocou equipes das secretarias de Saúde, Cultura e Defesa Civil, Transporte, Segurança e Saúde, Ordem Pública e Serviços Públicos nas ruas do entorno do ensaio técnico que reuniu as escolas de samba Império Serrano, Portela e Beija-Flor. O grande público que compareceu ao evento, chamado de ‘Encontro dos Quilombos’, na Estrada Mirandela, tornou necessária também a ação da Guarda Municipal junto com agentes do Segurança Presente para garantir a tranquilidade.


Duas ambulâncias ficaram paradas no local: a do SAMU, na Praça dos Estudantes, onde acontecia a dispersão; e o outro veículo na concentração, acompanhando cada escola no final da passagem da agremiação. Houve o atendimento a um integrante da Portela, ferido ao cair quando descia do ônibus que trouxe os componentes de sua escola, ainda na chegada à cidade. Ele foi levado à UPA do Cabuís, onde recebeu pontos acima do nariz e posteriormente foi liberado. A equipe registrou também socorro a pessoas alcoolizadas.


Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (Semserp) responsáveis pela varrição, cuidaram da limpeza da estrada e de ruas do entorno antes, durante e depois do desfile das escolas de samba, inclusive com um caminhão que recolhia o lixo. Muitos bares ficaram abertos até o final das apresentações, por volta de 1 da manhã de domingo.


Ensaio técnico


O estouro de fogos coloridos nos céus de Nilópolis marcou a entrada de cada escola de samba, tal qual acontece nos desfiles no sambódromo. A Beija-Flor recebeu as co-irmãs Império Serrano e Portela, que a partir das 20h, riscaram o chão cantando a história de Arlindo Cruz, e, a seguir, o enredo que narra, a partir do olhar de cinco personagens, a trajetória da azul e branco de Oswaldo Cruz. Em seguida, a deusa da passarela falou sobre os excluídos no bicentenário da Independência.


Ex-integrante do Fundo de Quintal, onde se destacou, Arlindo Cruz participou do Cacique de Ramos e concorreu várias vezes com sambas-enredo em sua escola de coração, o Império Serrano. Este ano ele será o enredo da agremiação, que cantará sua história de destaque como um dos principais cantores e compositores brasileiros.


A Azul e branca de Oswaldo Cruz será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, 20 de fevereiro com o enredo ‘ O azul que vem do infinito’. Os carnavalescos são Renato Lage e Márcia Lage.


Também na segunda-feira, a deusa da passarela entra na passarela do samba com o enredo dos carnavalescos André Rodrigues e Alexandre Louzada : ‘Brava gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência’. Ela será a quinta agremiação a desfilar.

Você pode gostar...