Nilópolis participa da Expo Baixada 2018

Mais uma vez o município de Nilópolis está sendo representado em um evento de grande importância para o turismo nacional. Começou na última quarta-feira (16) e vai até o próximo dia 26 de maio a I Expo Baixada.

Realizada na Casa França Brasil, no Centro do Rio, o evento tem como objetivo mostrar ao Brasil o que a Baixada Fluminense tem de melhor em um evento fora da própria Baixada. Nilópolis e mais nove municípios da região estão representados com as mais diversas atividades artísticas, gastronômicas e culturais.

A secretária municipal de Turismo, Patrícia Helena Baamonde Gripp, destacou que o evento é um marco na divulgação do potencial turístico-cultural da Baixada. “Nilópolis, assim como a Baixada Fluminense como um todo, tem muita coisa boa para mostrar e este evento está sendo de suma importância para que possamos apresentar um pouco da pujante produção da arte, da cultura, do turismo, da história e da economia criativa dessa potente região, tão perto da capital do estado e às vezes tão pouco conhecida”, afirmou.

Para dar uma mostra do que Nilópolis tem, a Secretaria Municipal de Turismo levou para a exposição os trabalhos feitos por artesãos nilopolitanos e a tradicional Batida do Primo.

A Expo

A Expo Baixada é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias em parceria com a Casa França-Brasil e a participação de outros municípios da Baixada. Durante toda a Expo haverá mostra permanente de artesanato da Baixada, artes plásticas com os artistas Paullo Ramos, Rahoni, Chico Cordeiro, Marco Bonfim e Deneir Martins, mostra de fotografia com Marcio Leandro, Igor Freitas e Adriane de Souza, dentre outras atrações.

Permanente de 16 a 27 de maio:

• Mostra Permanente de Artesanato da Baixada durante toda a Expo.
• Mostra de Artes Plásticas com os artistas Paullo Ramos, Rahoni, Chico Cordeiro, Marco
Bonfim e Deneir Martins.
• Mostra de Fotografia com Marcio Leandro, Igor Freitas e Adriane de Souza.
• Stands Permanentes do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias e do Museu Vivo do São Bento.
• Espaço Gastronômico.

Dia 18 – sexta-feira:
16h • Apresentação do grupo Cigano de São João de Meriti;
17h • Apresentação musical da Banda do Amendoim;
18h • Show do músico, cantor e compositor Marcelo Peregrino;
19h • Show musical de Igor Freitas e Banda AntiProjeto.

Dia 19 – sábado:
14h • Sarau de Poesia dos Poetas da Cidade;
15h • Sarau da Academia DuqueCaxiense de Letras;
16h • Desfile de Moda Afro;
17h • Show Musical de Vivi Alves;
18h • Apresentação do grupo de Folia de Reis Flor do Oriente.

Dia 20 – domingo:
14h • Mostra de Audiovisual do Coletivo Macaco Chinês:
14h • Sarau Afro-Indígena;
16h • Roda de Capoeira.

Dia 22 – terça-feira:
14h • Oficinas de Turbantes Africanos;
14h • Oficina de Quadrinhos “Gibizeira” com João Carpalhau e Cristiano Ludgerio da Editora Capa Comics;
15h • Desfile de Modas do projeto Caxias Fashion;
16h • Oficina de desenho com Cristiano Ludgerio da Capa Comics.

Dia 23 – quarta-feira:
14h • Mostra audiovisual com o projeto Baixada Animada;
14h • Oficina de Desenho com Cristiano Ludgerio da Capa Comics;
14h • Apresentação e Stand do Projeto de Eco Sustentabilidade SINAL DO VALE;
14h • Apresentação e Stand do projeto de Eco Sustentabilidade REFLORE-SE;
15h • Performance Teatral com Andréa Quintão.

Dia 24 – quinta-feira:
14h • Sarau do Coletivo FALA;
14h • Sarau do Coletivo Literário Litera Caxias;
15h • Sarau do Coletivo RAP Sessions;
17h • Apresentação da Velha Guarda da Escola de Samba Grande Rio e da bateria mirim
Pimpolhos da Grande Rio.

Dia 25 – sexta-feira:
14h • Roda de Conversa e Sarau Literário;
14h • Festival Musical Valente Records;
16h • Lançamento de Livros;
16h • Desfile e Moda Afro.

Dia 26 – sábado:
14h • Recital da Orquestra Musical da FUNDEC;
15h • Apresentação de Dança Afro de Andréia Quintão;
16h • Apresentação da Confraria de Palhaçxs da Baixada Fluminense;
18h • Show musical da Fanfarra Locomotiva da Baixada.

Dia 27 – domingo:
14h • Apresentação de dança da Academia Luar de Dança;
16h • Apresentação do grupo Afro Cultural Imalê Ifé.

A Casa França-Brasil fica na Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro. Atrás do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e próximo ao Boulevard Olímpico.