Exposição sobre Madre Teresa de Calcutá é aberta em Nilópolis

“Emocionante!”, essa é a palavra mais usada por quem já visitou a exposição oficial “Madre Teresa de Calcutá – vida, obra e espiritualidade”, inaugurada na manhã desta quarta-feira (21), em Nilópolis.

A mostra, que veio diretamente da Europa é uma realização da Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Diocese de Nova Iguaçu e do projeto do Museu de Arte Sacra, estará aberta à visitação gratuita até o dia 21 de julho, das 9h às 17h, na Galeria Municipal de Artes Willy Voigt, no Centro.

Idealizada pelas Missionárias da Caridade, através do Mother Teresa Center pela Causa da Canonização, os visitantes podem ver diversos materiais informativos, como painéis com fotos e textos em português e espanhol, banners só de fotos, relíquias, como também conferir a réplica do quarto da Madre Teresa e os painéis de visitas da Madre ao Brasil e outros com fotos ao lado do Papa São João Paulo II, que faleceu em 2005. No local ainda está disponível um documentário sobre o seu legado.

Uma das peças mais marcantes da exposição e que tem levado os visitantes às lágrimas, é um pequeno oratório, que conta com uma réplica, em tamanho real, da Madre Teresa, na posição em que ela costumava fazer suas orações. Muitos visitantes, inclusive, aproveitam para fazer suas orações e pedidos à agora Santa.

A abertura contou a presença da secretária de Turismo, Patrícia Gripp, do padre José Antônio, da Igreja São Sebastião de Olinda e do Frei Cid Tadeu Passos, OFM, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, além do subsecretário de Defesa Civil de Nilópolis, Álvaro Ramos e das Missionárias da Caridade.

Para a secretária de Turismo, Patrícia Gripp, “a exposição faz as pessoas perceberem a vulnerabilidade da vida e a importância da mensagem de Jesus para o mundo, que foi essa generosidade e a compaixão que Ele tinha pelas pessoas, independente de sua classe social. Madre Teresa viveu exatamente isso, ou seja a vida de Cristo”.

Madre Teresa

Nascida em 1910, em Skopje, na Macedônia, e falecida em 1997, aos 87 anos, Madre Teresa de Calcutá fundou a Ordem das Missionárias da Caridade com o objetivo único de viver a caridade no dia a dia, de modo a assistir os mais desvalidos e os mais pobres, sendo reverenciada como santa pelo Vaticano.

Madre Teresa foi beatificada pelo Papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003 e canonizada pelo Papa Francisco em 04 de novembro de 2016, quando foi proclamada santa durante missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano. A canonização da religiosa foi declarada após a Igreja reconhecer a cura do brasileiro Marcilio Haddad Andrino, em 2008, por intercessão de Madre Teresa.

A Galeria Municipal de Artes Willy Voigt fica na Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro, no prédio da Prefeitura Municipal de Nilópolis.