Semana do Meio Ambiente é celebrada com atividades no Parque do Gericinó

Evento promovido pela prefeitura irá até sexta-feira

O Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, contou com palestras, exposições, passeios e dinâmicas dedicadas ao tema para alunos de 13 escolas municipais, no Parque Natural Municipal do Gericinó Prefeito Farid Abrão. Durante a Semana do Meio Ambiente, de 5 a 7 de junho, foram exibidos brinquedos feitos de material reciclável, houve simulação de combate a incêndios e resgate de animais silvestres pelos guardas ambientais.

As crianças participantes passearam de ônibus pelo Parque, conheceram características do local e suas curiosidades e tiveram informações sobre como preservar essa importante área de proteção ambiental. Além disso, visitaram o horto e a réplica do Cristo Redentor existente no local.

‘A importância da Unidade de Conservação’, ‘A Fauna e Flora do Parque’ e ‘Mata Atlântica do Rio de Janeiro’ foram temas das palestras realizadas nos três dias. “Foi uma semana inteira de eventos que não só deu visibilidade como reeducou e mudará a mentalidade para reconstruir o planeta”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Dean Senra.

Estudante da E.M. Nilo Peçanha, Thayná Campos de Oliveira, de 10 anos, participou da dinâmica de combate a incêndio. “Vim aprender sobre o meio ambiente, a natureza e os cuidados que devemos ter com ela. Achei muito legal. Aprendi muitas coisas com os professores. Aprendi como devemos cuidar da natureza e como ser bombeira.”

Foi a primeira vez de Eduarda Cristina, de 11 anos, no Parque do Gericinó. Ela estuda no Antônio Aureliano Medeiros Batista e tem as ciências como sua matéria preferida. “Eu vim aqui para aprender sobre a natureza e os animais. É a minha primeira vez no parque e amei. Uma coisa linda e maravilhosa. Aprendi muita coisa como preservar o meio ambiente e toda a vida que há nesse lugar maravilhoso.”

Atuando como biólogo na parte de pesquisa e apoio técnico ao município de Nilópolis, o professor doutor Marco Aurélio Lousada foi convidado para palestrar sobre a fauna e a flora do Parque. “A importância seria conseguir que as pessoas entendam a importância do meio ambiente, que ajudem a preservar e recuperar o parque”, destacou.

Escolas participantes:

Poeta Carlos Drummond de Andrade, CEI Regina Sessim, CIEP Stella de Queiroz; CIEP 028 Silvestre David da Silva Cabana, E.M. Dr. Nilo Peçanha; E.M. Antônio Aureliano Medeiros Batista, E.M. Companheiros de Maryland; E.M. Consuelo Estruc Silva, Poeta Carlos Drummond de Andrade; E.M. Jorge Mkhail Jarjous, E.M. Margarida Fernandes Sabino; E.M. Maria da Conceição Cardoso e E.M. Professor Washington Bittencourt.