Secretaria de Turismo prorroga exposições “Saúde da Mulher” e “O Rio que se queria negar”

Os nilopolitanos ganharam mais uns dias para poderem visitar exposições “Saúde da Mulher” e “O Rio que se queria negar”, que estão em cartaz no prédio da Prefeitura e no Parque Municipal Natural do Gericinó, respectivamente. As visitas agora poderão ser feitas até o dia 10 de agosto.

De acordo com a secretária de Turismo, Patrícia Helena Baamonde Gripp, a medida foi tomada por conta das férias escolares. “Entendemos que o município precisa de lazer e nas férias será um algo a mais para a população visitar”, declarou.

“A Mulher e o Câncer do Colo do Útero”

Com 20 painéis expostos na sede da Prefeitura, a exposição é resultado de uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INC) na tentativa de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero.

Apesar de poder ser prevenido, o câncer do colo do útero ainda mata muitas mulheres no Brasil – foram 5.727 só em 2015, sendo 543 no estado do Rio de Janeiro. O exame de Papanicolau detecta lesões pré-cancerosas e o câncer em estágio inicial, o que favorece o sucesso do tratamento.

Exposição: A Mulher e o Câncer do Colo do Útero

Local:

Prefeitura de Nilópolis

Endereço: Rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro

Período: até dia 10 de agosto

Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Grátis.

“O Rio que se queria negar”

“O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds” é mais um fruto da parceria da Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria de Turismo, com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A mostra revela ao público parte do acervo fotográfico do antropólogo norte-americano Anthony Leeds, cedido por sua viúva, a cientista política Elizabeth Leeds, à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em 2014.

Integrante da programação comemorativa aos 30 anos da COC, a exposição é dividida em duas áreas. No Parque da Ciência, estão expostos painéis com grandes ampliações das fotos de Leeds. Na sala de exposições, é possível conferir manuscritos do antropólogo, além de imagens feitas por Anthony e Elizabeth Leeds, durante suas observações de campo. Fazendo a ligação entre as duas áreas, há totens reproduzindo, em tamanho real, fotografias de mulheres com latas d’água na cabeça.

Serviço:

Exposição “O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds”

Local: Parque Municipal Natural do Gericinó

Endereço: Rua Antônio João de Mendonça, s/nº, Manoel Reis