Secretaria de Trabalho e Emprego participa de Ação Social e secretário fala da Carteira de Trabalho Digital

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, participou nesta terça-feira (12), de uma Ação Social realizada no CIEP Haroldo Barbosa (Nova Olinda), coordenada pelo Profº Celso (Diretor), onde foram ofertados os serviços de emissão de Carteiras de Trabalho e inscrição no Balcão de Empregos, além disso, foram oferecidas isenções de taxa Certidão de Nascimento, Casamento e de Identidade, por parte da Fundação Leão XIII.

Secretário fala da Carteira de Trabalho Digital

O secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim, esclareceu que desde o dia 21 de novembro pode ser feito o pré-cadastramento para a emissão de Carteira de Trabalho pela internet, através do site https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/. Segundo ele, o trabalhador brasileiro também poderá ter as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho, que hoje constam na Carteira de Trabalho, em um aplicativo mobile, desenvolvido a partir de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev. A Carteira de Trabalho Digital poderá ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e funcionará como uma extensão do documento físico. “O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, estarão no aplicativo, podendo, inclusive, solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física”, concluiu o secretário.

Vale ressaltar que a caderneta da Carteira de Trabalho física continuará existindo e sendo o documento oficial do trabalhador. Para baixar o aplicativo, deve-se entrar na loja de aplicativos do telefone e procurar por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar a ferramenta.

Você pode gostar...