Secretaria de Saúde apela à população para que se vacine contra gripe

Mesmo não tendo sido prorrogada pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) continua em Nilópolis e foi ampliada para que crianças entre 5 e 9 anos e adultos entre 50 e 59 anos também sejam imunizados.

De acordo com o subsecretário de Saúde, Franklin Monteiro, a medida foi tomada por conta da baixa procura, principalmente entre as crianças e idosos. “Oficialmente, a campanha já foi encerrada, porém, atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde, estamos mantendo a vacinação e ampliando os grupos prioritários, principalmente para que consigamos vacinar mais crianças”, explicou.

Confira a atualização dos grupos com recomendação (imunização agora depende do estoque de cada posto):

Professores da rede pública e privada;
Profissionais de saúde;
Crianças entre 6 meses e nove anos;
Gestantes;
Mulheres com parto recente (com até 45 dias);
Adultos entre 50 e 59 anos;
Idosos a partir de 60 anos;
Povos índigenas;
Portadores de doenças crônicas;
População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).

Aqueles grupos com recomendação que ainda não se vacinaram também podem continuar procurando os postos de saúde. Agora, no entanto, a imunização vai depender da disponibilidade da vacina.

Para receber a dose, é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação. Contudo algumas condições pessoais devem ser observadas, indivíduos com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina e pessoas com alergia grave comprovada relacionada a ovo de galinha e seus derivados têm contraindicação para a vacina. Além disso, doadores de sangue devem esperar 48 horas após a vacinação para fazer uma doação.

Para receber a dose da vacina basta comparecer a um dos postos de saúde localizados em Nilópolis. Confira abaixo os endereços:

Posto Programa de Saúde da Família – Cabuís
Endereço: Rua General Mena Barreto, s/nº, Cabuís

Posto Programa de Saúde da Família – Nova Olinda
Endereço: Rua Pedro Roque, 13, Olinda

Posto Programa de Saúde da Família – Manoel Reis
Endereço: Rua Antônio João Mendonça, s/nº, Manoel Reis

Centro de Saúde Dr. Jorge David
Endereço: Rua João Pessoa, 1530,  Centro.

Posto De Saúde Dr. Armando Augusto Almeida
Endereço: Rua Marques Canário, 940, Nossa Senhora de Fátima.

Posto de Atendimento Médico e Sanitário Doutor Jacob Sessim
Endereço: Rua Rondon Gonçalves, s/nº, Cabral.

Posto Médico Sanitário Nova Olinda
Endereço: Rua Amadeu Lara, s/nº, Olinda.

Posto de Saúde Antônio Albuquerque Machado
Endereço: Rua Dr. Mário Valadares, s/nº, Novo Horizonte.

Posto de Saúde Dorvil Almeida Lacerda
Endereço: Rua José Couto Guimarães, 1299, Paiol

Posto de Saúde Rosa Maria Perez
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 555, Nova Cidade

Vacinação também pode ser feita em escolas e empresas

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma verdadeira força-tarefa para conseguir levar a vacina contra a Influenza aos nilopolitanos. Os agentes estão visitando escolas e órgãos públicos levando as doses. “Os agentes aproveitam a visita para falar da campanha de vacinação. Nestas visitas, procuramos fazer a imunização dos grupos prioritários e aproveitamos para nos colocar a disposição de outras instituições que queiram receber a equipe”, disse o subsecretário de Saúde, Franklin Monteiro.

As empresas, escolas, instituições religiosas e órgãos públicos que queiram receber a equipe da Secretaria de Saúde para realizar a vacinação contra a gripe Influenza, podem estar fazendo a solicitação, através de ofício, junto à Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Rua Pedro Álvares Cabral, 305/3º andar, Centro.

Riscos

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete 5 a 10% dos adultos e 20 a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.

Estima-se que uma pessoa infectada seja capaz de transmitir o vírus para até dois contatos não imunes. As crianças com idade entre um e cinco anos são as principais fontes de transmissão dos vírus na família e na comunidade, sendo que podem eliminar os vírus por até três semanas.

A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Existem diversas vacinas contra a influenza que diferem quanto à sua composição (tipo e quantidade de antígenos, presença de adjuvantes e conservantes) e que podem ter diferentes indicações, de acordo com faixa etária. As vacinas inativadas contra influenza são bastante seguras. A dor local é o evento adverso mais comum nos vacinados em comparação com os que receberam placebo, não sendo encontradas evidências de que as vacinas atualmente em uso causem eventos sistêmicos graves, como febre alta ou Síndrome de Guillain-Barré (SGB).