Secretaria de Meio Ambiente realiza audiência pública de apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico 

Encontro realizado na Câmara Municipal também debateu o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira, 13, uma audiência pública de apresentação e avaliação preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGRS), elaborados pela empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades. O encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com membros da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Obras e Urbanismo, colaboradores pertencentes ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, representantes da COOMUB – Cooperativa de Mulheres da Baixada, estudantes e munícipes. 

O engenheiro ambiental e representante da Líder, Guilherme Ribeiro Nogueira, foi o responsável por apresentar os objetivos do PMSB e o que ele promove para a cidade de Nilópolis, dando ênfase aos quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana de águas pluviais e coleta e destinação correta dos resíduos sólidos. Além desses, explicou os objetivos do PMGRS, cuja proposta é voltada diretamente à coleta, tratamento, destinação dos resíduos, planejamento, e conscientização sobre os padrões de consumo da população.  

Como parte dos planos, Guilherme também abordou sobre o SES – Sistema de Esgotamento Sanitário, operado pela Águas do Rio, que trata 35% do esgoto coletado. Alguns dos desafios encontrados para eficiência são o sistema de coleta unitário, baixo índice de coleta e tratamento e estação local desativada, que faz com que a drenagem pluvial sempre vá para o despejo nos rios, resultando na poluição ambiental.  Apresentou o conceito dos resíduos sólidos e a importância da participação da população, o índice do sistema de limpeza pública e o descarte correto de pilhas e baterias. 

Durante a audiência, houve ainda uma interação com os estudantes de Controle Ambiental do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRJ) do campus Nilópolis, para explicação dos fluxos referentes ao mapa de bacias hidrográficas situadas no município. Camila Kajiyama Kuriya, uma das estudantes do curso, esteve presente na audiência e aproveitou a experiência para aprender mais sobre o tema. “Como estudante, acho de extrema importância saber para onde esses resíduos sólidos estão indo’’, destacou. 

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Dean Senra, o próximo passo é a discussão dos planos com a sociedade civil para avaliação e propor melhorias. “Deixaremos disponíveis essas ferramentas para que possamos buscar as soluções assertivas para a execução’’, reforçou ele. 

Você pode gostar...