Primeira consulta pública para gestores escolares

Prefeito, vice-prefeita e outras autoridades dão posse às diretoras de Nilópolis

Pela primeira vez na história de Nilópolis, 28 diretoras, referendadas por consulta pública junto à comunidade escolar, tomaram posse na sexta-feira, dia 3 de junho, no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no bairro Frigorífico. A cerimônia contou com a presença do prefeito Abraãozinho, da vice-prefeita Flávia Duarte, da secretária de Educação, Débora Carlos e de várias outras autoridades.

“Qualquer mudança, por menor que seja, necessita de coragem. Esse é um desafio que encaramos com muita transparência, para que não houvesse questionamentos. Foi um sucesso, com adesão total de professores, alunos e responsáveis”, salientou Abraãozinho, acrescentando que a responsabilidade dos gestores aumenta porque foram escolhidos por intermédio do voto. “É necessário retribuir essa confiança”, concluiu.

Por sua vez, a vice-prefeita Flávia Duarte garantiu que a comunidade escolar resiste através dos tempos, desde a professora Eva. “Nós resistimos. Através dos tempos, desde a professora Eva, e até antes dela, nós educadores resistimos bravamente. A cada mudança de governo, porque quem fica no chão da escola lutando pelo futuro desse país é cada servidor efetivo que está lá na ponta”, salientou.

Já a secretária de Educação, Débora Carlos, pediu à vice-prefeita que se levantasse, afirmando que ninguém é forte sozinho. “Nós sonhamos tudo isso juntas. Vimos o brilho no olhar dos alunos votantes, a participação dos responsáveis demonstrou que os professores e demais profissionais de educação se fizeram sujeitos do processo”, garantiu.

Participantes do projeto ‘Poeme-se’, estudantes da E.M. Orlando Hungria estiveram na solenidade. Eles leram poemas seus que foram escolhidos para serem apresentados no dia. Eram os alunos Zion Borges, representando Diana Rodrigues; Maria Clara Paixão, Maria Eduarda Brito e Isaac Mendes.

Estiveram presentes ainda os secretários de Segurança, Esmar França, de Desenvolvimento Social, Everline Lima, de Fazenda, Sheila Mendonça e os vereadores que compuseram a mesa: Alvinho, Russão, Jorge Scalise e Leandro Hungria.

Foram empossados os seguintes gestores:

E.M. Coronel Antônio Benigno Ribeiro – Márcia Amorim
E.M. Poeta Carlos Drummond de Andrade – Edmê Medeiros