Prefeitura promove evento do Novembro Azul no Calçadão de Nilópolis

A Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Superintendência dos Direitos do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, abriu oficialmente nesta quinta-feira (22), a campanha Novembro Azul no Município, mesmo as atividades de conscientização tendo sido iniciadas desde o primeiro dia do mês.

Realizado no Calçadão da Avenida Mirandela, no Centro, o evento teve como objetivo reforçar o alerta à população masculina, público alvo do câncer de próstata, sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção da doença.

“Apesar de o mês de novembro chamar atenção para a conscientização, a prevenção deve ocorrer a qualquer momento. Queremos mostrar que a prevenção é sempre o melhor caminho, pois assim temos muito mais chances e mais êxito no tratamento, principalmente do câncer”, afirmou o superintendente dos Direitos do Idoso, Elias Alves.

Durante a ação, quem passou pelo local pode contar com diversos serviços como vacinação contra sarampo, gripe, febre amarela e HPV; aferição de pressão e de glicose, além de um verdadeiro Dia da Beleza com corte de cabelo e barba e distribuição de material educativo.

Também participaram do evento os representantes da DPU (Defensoria Pública da União), Leandro de Souza Nascimento e Erika Berte.

Importância de se prevenir

A recomendação é para que homens a partir de 50 anos realizem os exames. Negros ou com casos de câncer na família devem começar a partir dos 45 anos por apresentarem maior risco de desenvolver a doença.